“A opção política do PS é o reforço do setor público da saúde. As consultas e os atos médicos no setor privado constituem uma mais-valia e foi nesta medida que o Governo dos Açores criou uma política de reembolsos aos atos médicos efetuados no privado. Esta medida foi implementada com muito esforço, mas garante mais e melhores cuidados de saúde aos Açorianos, uma medida que não existe no continente português”, afirmou Ricardo Cabral.
O deputado do Partido Socialista falava esta quarta-feira, na cidade da Horta.
Ricardo Cabral considerou ser “impossível e demagógico apoiar de forma desmesurada, a totalidade do setor privado de saúde da Região Autónoma dos Açores”, destacando que é necessário “garantir a sustentabilidade funcional e financeira do Serviço Regional de Saúde, através de uma regulação criteriosa e responsável”.
Ricardo Cabral lembrou ainda que a atual portaria em vigor traduziu-se num “avanço na organização da saúde dos Açores, conferindo maior justiça social”, passando os reembolsos a ser atribuídos “de acordo com o respetivo rendimento médio mensal, por membro do seu agregado familiar, o que o Grupo Parlamentar do PS entende ser uma medida justa e equilibrada”, salientou o deputado.
Ricardo Cabral admitiu que “há sempre aspetos que necessitam de ser aperfeiçoados”, adiantando que o Grupo Parlamentar do PS “já recomendou à Secretaria Regional da Saúde melhoramentos, numa postura construtiva e não destrutiva, como por vezes assume a oposição”.
Ricardo Cabral lembrou o “forte investimento do Governo dos Açores nas infraestruturas de Saúde dos Açores”, exemplificando com o “Hospital da Terceira, o Bloco C do Hospital da Horta e os centros de saúde da Graciosa, da Madalena do Pico, de Santa Maria e de Ponta Delgada”, recordando ainda o “investimento efetuado na fixação e na formação dos recursos humanos, assumido pelo Governo dos Açores”.
“Os Açorianos sabem que o Partido Socialista vai continuar a trabalhar para melhorar a saúde na Região e sabem que estamos sempre disponíveis para aperfeiçoar as políticas implementadas pelo Governo dos Açores. Todos sabem que o Serviço Regional de Saúde está, hoje muito melhor do que há dez anos atrás e o objetivo é termos ainda melhores cuidados de saúde daqui a dez anos”, sublinhou Ricardo Cabral.
Intervenção de Ricardo Cabral