“Registamos nos Açores um acentuado crescimento do turismo no primeiro trimestre deste ano. Estamos a falar de mais de 136 mil dormidas nos primeiros três meses de 2015, segundo os dados oficiais, o que significa que na Região houve um aumento de quase 20% no número de dormidas”, destacou Lúcio Rodrigues.
O deputado socialista falava, à margem de uma reunião que o Grupo Parlamentar do PS teve com a organização do Azores Trail Run, prova que decorrerá no final deste mês, nesta ilha.
Lúcio Rodrigues fez um breve ponto da situação do turismo regional, salientando que “no primeiro trimestre de 2015, os Açores tiveram mais de 136 mil dormidas, um crescimento de 19%. São mais 26 mil dormidas face a 2014”.
“Crescemos 20% em número de dormidas de cidadãos portugueses, mais 79 mil. Mas também nas dormidas de estrangeiros, onde crescemos quase 30%, com um total de mais de 57 mil dormidas. E como estes valores reportam ao primeiro trimestre de 2015, antes da entrada em vigor das novas Obrigações de Serviço Público de transporte aéreo, facilmente chegamos à conclusão que os esforços que o Governo dos Açores tem desenvolvido, numa conjuntura adversa, estão a colher os seus frutos”, sublinhou o deputado socialista.
Lúcio Rodrigues destacou ainda os números relativos ao Faial, ilha que “registou um crescimento das dormidas no primeiro trimestre de 2015 apenas comparável a S. Miguel”, com valores a “apontar para um crescimento de quase 40% das dormidas”, considerando que estes são resultados que “nos deixam satisfeitos e otimistas para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho”.
Quanto ao evento em si, Lúcio Rodrigues salientou que “o Azores Trail Run, agora na sua segunda edição, já se transformou num evento emblemático daquilo que se pretende para o Turismo dos Açores; trata-se de uma clara aposta no turismo sustentável”.
“Esta prova traz turistas aos Açores; já estão inscritos mais de 500 atletas, dos quais 80% vem de fora, representando um total de 13 nacionalidades diferentes”, frisou o deputado socialista.
“É este o género de iniciativas que merece todo o apoio do Governo dos Açores, porque só trazem vantagens. Conseguem captar fluxos turísticos, têm, margem de progressão para mais atletas, são inovadores e ambientalmente sustentáveis, uma vez que assumem uma política de neutralização da pegada ecológica, um objetivo que é conseguido através da reflorestação por espécies endémicas dos Açores”, finalizou Lúcio Rodrigues.
Intervenção de Lúcio Rodrigues