Sobre as declarações do Deputado Duarte Freitas da manhã desta sexta-feira, o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores refere que “é público que o Governo iniciou a sua visita à ilha do Pico na terça-feira de manhã e concluiu-a na 5ª feira de manhã. Só é pena que aquilo que o Deputado Duarte Freitas agora vem dizer num exercício de bravata política, não o tenha dito, cara a cara, ao Governo ou ao Presidente do Governo”.
Segundo Berto Messias, “com efeito, o deputado Duarte Freitas, deputado eleito pelo círculo eleitoral do Pico, optou por faltar às reuniões, incluindo a do Conselho de Ilha, e eventos públicos nos quais teria tido a oportunidade de esclarecer esse assunto com o Governo em geral ou com o Presidente do Governo em particular. Optou por fugir ao debate e esclarecimento nos locais próprios, para protagonizar um número de televisão”.
“No meio de uma situação que é dramática porque se perdeu uma vida humana, o deputado Duarte Freitas quer brincar aos políticos: quer que o presidente do Governo assuma a responsabilidade política, mas não quer que o Presidente do Governo se demita. Ora, na passada terça-feira, o presidente foi claro sobre aquelas que são as responsabilidades do Governo e a assunção dessas mesmas responsabilidades. Se o deputado Duarte Freitas quer brincar numa matéria destas, está sozinho a brincar à politiquice e não conta com o PS para este tipo de joguinhos”, defendeu o líder parlamentar socialista em reação às afirmações do Deputado Duarte Freitas.
Messias refere ainda que “na mesma ocasião, e a propósito das decisões sobre transporte aéreo entre a Madeira e o Continente, o deputado Duarte Freitas também resolveu brincar, querendo envolver o transporte aéreo interilhas no assunto. Se assim é, há apenas duas perguntas às quais o deputado Duarte Freitas e PSD/Açores devem responder: concordam ou não que o Governo da República apoie mais a Madeira do que os Açores nas verbas para garantir um preço máximo de transporte aéreo? Concordam ou não que o Governo da República pague as Obrigações de Serviço Público interilhas no caso da Madeira e que no caso dos Açores sejam os Açorianos a pagá-las com o dinheiro dos seus impostos?”
"Sobre esta matéria, o deputado Duarte Freitas chega novamente atrasado, porque a redução do preço das passagens aéreas interilhas já foi decidida pelo Governo dos Açores", finalizou Messias.