Ricardo Cabral apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Ao Grupo Desportivo Comercial pela realização da 50ª Edição do SATA Rallye Açores
O Grupo Desportivo Comercial levou novamente à estrada, entre 4 e 6 de junho, a 50ª edição do SATA Rally Açores, a mais importante prova do automobilismo Açoriano e sem dúvida, uma das provas disputadas em Portugal, com maior reconhecimento internacional.
A celebrar as suas Bodas de Ouro, o SATA Rally Açores, para além do seu indiscutível valor desportivo, afirmou-se ao longo das décadas como um dos eventos que garante aos Açores uma promoção em grande escala. Não só pelos milhares de visionamentos de imagens da prova em páginas especializadas da internet, nas redes sociais e nos mais variados meios de comunicação social mas com especial enfase para a cadeia Eurosport, com uma audiência de milhares de expectadores por todo o mundo.
Também por isso os Açores afirmam-se ainda mais como destino turístico com cada vez mais notoriedade no exterior.
O próprio Rali, tem constituído um motivo de atração enchendo por ocasião da sua realização, a ilha de São Miguel, de muitos turistas.
Indesmentível é ainda a dinâmica social e financeira do evento que, de acordo com um estudo da Universidade do Algarve divulgado este ano, gera para os Açores um retorno na ordem dos 13 milhões de euros.
Longe de pensar nesta dimensão estariam certamente aqueles que pensaram e organizaram a "1ª VOLTA À ILHA DE S. MIGUEL", a 18 de Julho de 1965, cujo vencedor foi o Eng. Luís Toste Rego, que fez equipa com o Dr. Jaime Gama, ao volante de um Fiat 1500.
Desde cedo, o Grupo Desportivo Comercial começou as diligências necessárias para um reconhecimento internacional da prova.
Sinal disso, foi o pedido de filiação na F.I.S.A. (Fédération Internationale du Sport Automobile), passando a partir da sua 8ª edição, a ser a Volta designada por "RALLY INTERNACIONAL DE S. MIGUEL", e no ano seguinte, surgem já algumas "vedetas" de renome mundial, casos de Sandro Munari e Alcide Paganelli, que por sinal não terminam a prova.
Em 1970, passa a ser uma prova do Campeonato de Portugal de Ralis, e em 1985, a prova rainha do automobilismo açoriano, entra para o Campeonato Europeu de Ralis.
Em 2009, o “SATA RALLYE DOS AÇORES” deu outro grande passo ao integrar-se no campeonato IRC - Internacional Rally Challenge, que se começava a afirmar como uma das mais importantes competições de rallys a nível mundial.
A confirmação viria em 2013 com a transformação do IRC em ERC - European Rally Championship sob a égide do Canal Televisivo EUROSPOT dando-lhe uma projeção que compete mesmo com o Mundial de Rallies.
A edição comemorativa dos 50 anos do Rally foi mais uma vez um sucesso desportivo, cujo vencedor foi o irlandês, Graig Breen.
Destaque para o piloto açoriano, Ricardo Moura que conquistou o pódio, sendo o melhor português em prova, constituindo-se mais uma vez como motivo de grande orgulho de todos os Açorianos amantes do automobilismo.
Ricardo Moura e a sua equipa são também excelentes exemplos na promoção do desporto e uma grande referência do Automobilismo no concelho de Ponta Delgada, nos Açores e em Portugal.
Uma referência especial também para o Senhor Diretor da Prova, António Andrade, cérebro da organização técnica da prova que com toda a sua vasta equipa planeou e implementou de forma muito profissional um dos eventos desportivos mais importantes da Região Autónoma dos Açores.
Personalidades como Artur Tavares, António d'Aguiar Machado, Albano Neto de Viveiros, Diniz Machado Faria e Maia, Leo Weitzembaur, Tenente Filipe Mendes Quinto, o Tenente Manuel Arsénio Pacheco Medeiros, Carlos Decq Mota, Mário Riley, Dr. Manuel Arruda, Dr. António Melo, Luís Cogumbreiro e o atual Presidente da Direção, Excelentíssimo Senhor Francisco Manuel Rosa Coelho, merecem ser aqui evocados pela sua grande dedicação e pelos seus prestimosos serviços ao Grupo Desportivo Comercial.
O Grupo Desportivo Comercial com o seu enorme prestígio e com a sua elevada qualidade de organização da sua prova principal de automobilismo, o “SATA RALLY DOS AÇORES”, tem sido de capital importância para a divulgação e promoção, nacional e internacional, da Região Autónoma dos Açores. As cinquenta edições desta prova deram sempre e continuam a garantir notoriedade ao Desporto Açoriano.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um voto de congratulação ao Grupo Desportivo Comercial pela excelente organização da 50ª edição do SATA Rallye Açores e que se dê conhecimento ao GDC e à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
Assembleia Legislativa da Região Autónoma do Açores
Horta, 18 de Junho de 2015