A secção do Partido Socialista da cidade da Ribeira Grande congratula-se com o lançamento da primeira pedra da nova escola do ensino básico, para o 1º e 2º ciclos e jardim de infância Gaspar Frutuoso, cujas obras já decorrem, representando este um ato simbólico que merece ser realçado.
A cidade da Ribeira Grande contribui para o acréscimo da população infantil e juvenil, sendo sede do Concelho mais jovem de todo o país.
Nesta cidade nunca houve um edifício construído de raiz para funcionar como escola para o ensino do 2º ciclo, ao contrário de todas as outras cidades, vilas e freguesias onde existe este grau de ensino. Colmata-se, assim, uma necessidade do concelho da Ribeira Grande e confirma-se, novamente, a aposta do Governo Regional em instalar neste, equipamentos que contribuam para o seu desenvolvimento.
O sucesso escolar não depende apenas das suas condições materiais, mas as instalações e equipamentos adequados favorecem-no e fomentam o sucesso educativo. A possibilidade da escola se abrir e reforçar a ligação ao meio social, prevista no projeto apresentado à população, permitindo às famílias e instituições a sua utilização, ajudam a combater o absentismo e o abandono escolar, algo que também se pretende com o novo programa ProSucesso.
O PS da Ribeira Grande saúda este novo investimento no concelho, que vem complementar outros de monta, tais como o Porto de Pescas de Rabo de Peixe e o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas. Se todo o investimento na Educação é o que garante um melhor futuro para a sociedade, esta nova Escola tem pleno cabimento, porque finaliza um processo trabalhoso e de elevado empenho e que, deste modo, apresenta maiores razões para ser celebrado.