Nuno Meneses apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
à atleta Joana Flores pelos êxitos desportivos alcançados durante a presente época desportiva
Joana Amaral Flores tornou-se nesta época desportiva a primeira Açoriana a conquistar o Campeonato Nacional de Futebol Feminino e a Taça de Portugal também em futebol feminino, ao serviço do Clube Futebol Benfica, fazendo aquilo a que se chama na gíria do futebol, a dobradinha.
Natural da Ilha Terceira, freguesia de São Sebastião, Concelho de Angra do Heroísmo e nascida a 8 de outubro de 1989, Joana Flores despertou para o futebol federado só perto da maioridade, onde durante seis anos praticou a modalidade de Futsal na Ilha Terceira, passando por clubes como os Marítimos de São Mateus Sport Club e o Clube Desportivo do Centro Social do Posto Santo. Quando uma das jogadoras da atual equipa que representa a convidou para ir treinar ao seu atual clube, prontamente aceitou o desafio, pois um dos seus objetivos pessoais era jogar futebol de onze, sonho esse que se concretizou a 11 de novembro de 2012.
A jogadora não pensa tornar-se profissional ou até mesmo fazer carreira no estrangeiro, pois encara o futebol como um entretenimento, embora se dedique a essa modalidade de uma forma muito séria, conseguindo no entanto conciliar a sua profissão de agente da PSP com a prática desportiva ao mais alto nível, que à terceira época se traduziu na conquista de dois títulos, por sinal os mais importantes ao nível do futebol feminino nacional.
Foi portanto a 06 junho deste ano no Estádio Nacional, onde aconteceu a final da Taça de Portugal de futebol feminino, que viu finalmente o seu trabalho e empenho dar frutos, neste caso dar Flores, pois foi Joana Flores a autora do golo solitário que definiu o encontro.
Num jogo movimentado e em que ambas as equipas assumiram uma postura ofensiva, os 90 minutos foram preenchidos com um número de oportunidades equivalente para ambas as formações, tendo sido insuficientes para se apurar a equipa vencedora.
Depois do nulo no tempo regulamentar, o prolongamento manteve-se exatamente no mesmo registo de equilíbrio quase até final, quando Joana Flores aos 115 minutos acabou por marcar o golo da vitória do Futebol Benfica numa jogada rápida, em que se antecipa à guarda-redes do Clube Albergaria, oferecendo à sua equipa a "dobradinha" esta temporada, já que o clube que representa já se havia sagrado também Campeão Nacional de Futebol Feminino no mês anterior, com 37 pontos, mais 8 do que o segundo classificado.
Este desempenho desportivo por parte de uma atleta açoriana naturalmente que nos orgulha, para além de ter contribuído para elevar e divulgar o nome da região através da imprensa desportiva nacional.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutários aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, aprove um voto de congratulação à atleta Joana Flores pelos êxitos desportivos alcançados durante a presente época desportiva.
Do presente voto deve ser dado conhecimento à própria, ao Marítimos de São Mateus Sport Club, ao Clube Desportivo do Centro Social do Posto Santo e ao Clube de Futebol Benfica.
Horta, Sala das Sessões, 09 de julho de 2015