O candidato do PS/Açores às próximas eleições legislativas, Jorge Pereira, tem realizado diversos contatos na ilha do Pico em que identificou várias áreas onde é necessária uma intervenção da República a curto prazo, nomeadamente em relação à Segurança Social dos jovens agricultores e à promoção dos produtos regionais.
Jorge Pereira reuniu com a Associação de Jovens Agricultores da Ilha do Pico e no final do encontro defendeu a revisão dos pagamentos à Segurança Social para os agricultores que iniciaram a atividade a partir de 2011.
“O valor que é pedido aos agricultores que iniciam agora a sua atividade é incomportável. Com todas as dificuldades que o setor atravessa, a verdade é que as obrigações perante a Segurança Social podem levar a que os jovens não optem por esta atividade, o que conduz a um envelhecimento progressivo do setor”, considera Jorge Pereira.
Por outro lado, nas reuniões que teve com entidades como a Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico e a empresa Sousa & Faria, ficou patente o papel que o Governo da República pode ter no sucesso das atividades destas instituições.
“O Governo da República deve apoiar a divulgação das empresas regionais, neste caso especialmente as açorianas. A qualidade e a produção de excelência que estas apresentam justificam esta medida e promove ao mesmo tempo o aumento da sua capacidade produtiva”, afirmou Jorge Pereira.
O candidato vê assim com bons olhos estas medidas de apoio porque também poderão assumir-se como potenciadora das exportações.
“O Partido Socialista tem em atenção estas várias áreas de ação. Desta forma, será possível não só renovar a trazer inovação para o setor agrícola, mas também potenciar o setor industrial, com o aumento da sua rentabilidade e a projeção da sua produção”, concluiu Jorge Pereira.