O deputado do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Ricardo Cabral afirmou esta terça-feira que o acesso aos cuidados de saúde aumentou “consideravelmente” no arquipélago e que o Serviço Regional de Saúde está em constante aperfeiçoamento.
O parlamentar socialista intervinha no plenário que está a decorrer na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta.
“A acessibilidade dos Açorianos à saúde aumentou consideravelmente, mas todos sabemos que é sempre possível melhorar e aperfeiçoar. As consultas de especialidade nos Hospitais aumentaram, bem como as consultas nos Centros de Saúde; as cirurgias não diminuíram, os meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica aumentaram consideravelmente, o número de médicos e enfermeiros cresceu. E, por outro lado, as infraestruturas de saúde melhoraram muito nos últimos anos”, enumerou o deputado socialista.
Ricardo Cabral, considerou ainda que a reestruturação da saúde no arquipélago “assumiu-se como uma mais-valia para os Açorianos, uma vez que conduziram a uma melhoria dos procedimentos e a um equilíbrio dos indicadores da saúde”, dando como exemplo a nova tabela de reembolsos.
“As comparticipações aos utentes Açorianos, por parte do Governo dos Açores, são mais benéficas do que no Serviço Nacional de Saúde, porque elas não existem no continente português. A nova tabela de reembolsos foi uma medida que estabeleceu critérios mais justos, uma vez que as pessoas com mais dificuldades recebem mais comparticipação”, lembrou Ricardo Cabral.