O cabeça de lista do PS/Açores às legislativas do próximo dia 4 de outubro assumiu este sábado que um Governo da República do Partido Socialista assumirá o que está previsto no Plano de Revitalização da Terceira, reconhecendo que este é um momento em que os diversos organismos se devem unir para apoiar esta ilha.
“Quero deixar uma mensagem aos terceirenses: o compromisso do Governo da República do PS será total com o Plano de Revitalização da Ilha Terceira e o nosso envolvimento já está patenteado em várias áreas e em várias iniciativas”, esclareceu o cabeça de lista açoriano durante uma ação de campanha no centro de Angra do Heroísmo.
O candidato deixou ainda claro que o uso civil da Base das Lajes será outra das questões para a qual o Partido Socialista encontrará uma solução pois trata-se de um “compromisso” já assumido, lamentando que o ainda Governo da coligação não tenha comprido esse objetivo em prejuízo da ilha Terceira.
Para o apoio à ilha Terceira, Carlos César afirmou ainda que são necessárias medidas concertadas entre os vários executivos e organismos e adiantou que a República deve participar neste processo à semelhança do que o Governo Regional já fez, por exemplo, com “a realização de voos charters para estimular o transporte aéreo e o turismo na ilha de Terceiro no próximo Inverno IATA”.
“E eu faço um apelo ao Governo da República para que aprove rapidamente o protocolo entre o Instituto Turismo de Portugal e a TAP para que também seja completada e entre em funcionamento uma operação que já estava prevista entre outubro e abril do próximo ano. Embora só disponibilize 7500 lugares, sendo uma contribuição modesta, é importante que esta decisão seja tomada de imediato e que o seja antes das eleições. Nós precisamos que estas iniciativas não tenham a ver com o calendário eleitoral mas tenham a ver com a necessidade de nos empenharmos todos no futuro da ilha Terceira”, alertou Carlos César.
O número um da lista pelo Círculo Eleitoral dos Açores lembrou ainda o compromisso deixado no verão passado por Passos Coelho nos Açores de “reforçar os fundos comunitários” destinados à ilha Terceira.
“Eu espero que isto seja feito. Com um Governo da República do PS eu sei o que será feito e estarei lá perto para o garantir”, assumiu Carlos César.