O Secretariado Regional do PS reuniu em Ponta Delgada, com o intuito de proceder à análise dos resultados das recentes eleições legislativas e de continuar a desenvolver o trabalho já iniciado de preparação das eleições regionais do próximo ano.
Relativamente às eleições legislativas nacionais do passado dia 4 de Outubro, o Secretariado Regional destaca que o Partido Socialista obteve um resultado histórico nos Açores, tendo vencido em sete das nove ilhas e em 15 dos 19 concelhos da Região.
Em relação a 2011, o PS/Açores regista um aumento expressivo de 60% da sua votação, um resultado que espelha bem a confiança que os Açorianos continuam a depositar no Partido Socialista.
Para o Secretariado Regional, os resultados do passado dia 4 de Outubro significam, também, que os Açorianos compreenderam perfeitamente o que estava em causa nestas eleições, tendo optado por quem defende melhor os interesses dos Açores em Lisboa.
Os Açorianos, com o seu voto, escolheram, de forma clara, quem se apresentou com o objetivo de defender os Açores em Lisboa, reforçando a identidade e a mensagem de uma Autonomia forte, em detrimento de outros partidos que, em vez de quererem ser porta-vozes dos Açores em Lisboa, se limitam a ser os porta-vozes de Lisboa nos Açores. A par desta mensagem, conjugou-se de forma muito eficaz as qualidades políticas e pessoais de Carlos César que o tornaram merecedor da confiança que o povo açoriano maioritariamente atribuiu ao PS Açores.
O Secretariado Regional realça também que esta foi a primeira vez em 40 anos que o PS/Açores ganhou as legislativas na Região, quando estas foram ganhas por um outro partido, neste caso uma coligação, a nível nacional.
A preparação das próximas eleições regionais, na sequência do trabalho que o PS Açores já iniciou há algum tempo, foi outro dos assuntos da reunião presidida por Vasco Cordeiro que, neste particular, sublinhou que os Açores são um referencial de estabilidade política e de boa gestão das contas públicas a nível nacional.
Neste sentido, o PS Açores reitera o seu compromisso de aliar uma boa gestão das contas públicas à indispensável sensibilidade social, uma marca do património dos governos do PS na Região.
A cultura do diálogo permanente com todas as forças sociais, económicas e políticas dos Açores continuará, igualmente, a ser marca dominante da ação política do PS Açores que se assume como a força política responsável e estruturante da Autonomia dos Açores.
O PS Açores congratula-se, ainda, com a evolução positiva de vários indicadores económicos como, por exemplo, o desempenho do setor do Turismo, entre outros, sublinhando que as Açorianas e os Açorianos demonstraram, mais uma vez, ser possível vencer os desafios com que estamos confrontados, sem abdicarmos de valores essenciais como a solidariedade intergeracional e a proteção dos mais desfavorecidos.
Por último, o Secretariado Regional do PS Açores agradece a confiança depositada pela Açorianas e pelos Açorianos e reitera o empenhamento de que o PS continuará o seu trabalho na procura de soluções inovadoras para os desafios com que a Região está confrontada, honrando o compromisso de defender intransigente os Açores.
Áudio