Esclarecimento do Grupo Parlamentar do PS/Açores
Tendo em conta o comunicado do GPPSD/Açores sobre as declarações do Vice-Presidente do Governo Regional, o Grupo Parlamentar do PS/Açores entende ser útil esclarecer o seguinte:
1. Recomendamos que o líder do PSD/Açores procure melhor aconselhamento em matéria de conceitos de finanças públicas que o possam dotar de melhor informação para que não perca credibilidade junto da população açoriana, se quiser continuar a ser o líder do maior partido da oposição;
2. A 6 de Novembro, o líder do PSD/Açores referiu-se às “taxas de execução orçamental”, dizendo que elas eram consideradas “miseráveis”;
3. Com uma atitude pedagógica e sensata, o Vice-Presidente do Governo Regional mais não fez do que corrigir o líder do PSD;
4. Os números adiantados por Sérgio Ávila são públicos e, por isso, do conhecimento de todos os açorianos; foram validados pelo Tribunal Contas, para as contas de 2012 e 2013, e fazem parte da Conta da Região para 2014 que se encontra na ALRAA para aprovação. Além disso, são números que são disponibilizados no site da Direção Geral do Orçamento, do Governo da República.
5. Lamentamos o tom deselegante, calunioso e de miserável mau gosto do comunicado do Grupo Parlamentar do PSD/Açores, que, para além da linguagem rasteira, tenta baralhar os açorianos, referindo-se a pretensas taxas de execução do Plano e não ao que estava em causa nas afirmações de pura ignorância do seu líder.
6. Em política, como na vida, reconhecer os nossos erros é uma virtude e era isso que o PSD/Açores devia ter feito, referindo-se, claramente, a taxas de execução do Orçamento, matéria em que, como ficou provado, o seu líder protagonizou um equívoco inaceitável para quem pretende assumir-se como alternativa política.
7. Lamentamos este incidente. Pela nossa parte continuaremos todos os dias a trabalhar para que todos os açorianos, em todas as ilhas, possam ter a melhor vida possível.
8. Aconselhamos o líder do PSD/Açores a fazer o mesmo.