Comunicado de Imprensa
“Plano do Governo Regional para 2016 inclui obras de relevante importância para a ilha de Santa Maria” refere o Secretariado de ilha do PS de Santa Maria
Na sequência do parecer do Conselho de Ilha de Santa Maria, vem o Secretariado de ilha do PS manifestar a sua discordância quanto ao parecer negativo, emitido por maioria pelo mesmo órgão à proposta de Plano de Investimentos, do Governo dos Açores para 2016, visto o mesmo inclui obras de relevante importância para a ilha Santa Maria e que constituem compromissos do Governo Regional do PS para a Legislatura.
Para este Secretariado, o que o Conselho de ilha votou, por maioria, contra, foi a um conjunto de investimentos que os marienses em 2012 votaram favoravelmente em eleições regionais e que estão a ser agora implementadas.
O Plano para 2016 que não teve parecer positivo do Conselho de ilha de Santa Maria, inclui a realização de investimentos, tais como:
- Reabilitação do Cinema do Aeroporto;
- Musealização da antiga Torre do Aeroporto de Santa Maria;
- Ampliação do Lar de Idosos de Santa Maria;
- Criação do Centro de Desenvolvimento Empresarial de Santa Maria, que permitirá a reabilitação das antigas oficinas gerais do Aeroporto;
- Construção do Pólo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria, reabilitando assim a antiga casa do Capitão do Donatário, na zona histórica de Vila do Porto e cujo concurso publico está a decorrer;
- Reabilitação do troço de Estrada Regional que liga o Arrebentão à Ponta Negra, que ainda se iniciará este ano;
- Ampliação do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria;
- Conclusão da Casa dos Fósseis, que se iniciou em 2015;
- Segunda fase da reabilitação do Polidesportivo de Santo Espirito;
- Requalificação da Orla Costeira da Maia;
- Investimentos nas Estações da ESA e da RAEGE, importantes para a projeção da ilha de Santa Maria no contexto mundial.
Entre outros investimentos dispersos nos diferentes Departamentos do Governo Regional.
Estes são investimentos que, em 2015, percorreram o seu caminho em termos processuais e que em 2016 serão lançados e iniciados.
Refira-se que o Conselho de Ilha de Santa Maria emitiu em Outubro passado um parecer que indicava aspetos positivos ao mesmo Plano que agora vota, por maioria, contra, demonstrando incoerência e inconstância de pensamento.
Assim sendo, o Secretariado de Ilha do PS lamenta que os membros do Conselho de Ilha que votaram contra o documento, não reconheçam que os investimentos agora previstos para 2016 foram os mesmos que os marienses confiaram em 2012, dando o seu voto e a sua confiança ao Partido Socialista. Lamenta ainda que o PSD local tenha estado ao longo do tempo, a instrumentalizar politicamente o Conselho de Ilha de Santa Maria, utilizando-o como oposição constante ao Governo dos Açores.
O PS de Santa Maria continuará, de uma forma séria e empenhada, a defender os interesses da ilha, trabalhando para os Marienses, com os Marienses.
Vila do Porto, 17 de novembro 2015
O Secretariado de Ilha do PS
Declaração de Barbara Chaves