O Grupo Parlamentar do PS destacou, esta quinta-feira, a evidência de que o acidente de S. Roque do Pico não se deveu a uma causa única e inequívoca, já que os vários especialistas ouvidos na Comissão de Inquérito do Transporte Marítimo de Passageiros e Infraestruturas Portuárias apresentam opiniões muitas vezes divergentes sobre aquilo que realmente se passou.
A posição foi defendida pelo deputado socialista, José Contente, à margem dos trabalhos que decorreram na delegação de Ponta Delgada da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
José Contente destacou que “os vários especialistas ouvidos apresentaram leituras diversas e muitas vezes contraditórias acerca do que realmente se passou”, lamentando que “toda esta conjugação de fatores tenha levado a um lamentável acidente, que todos nós desejamos que não tivesse acontecido”.
Para José Contente, a operação marítima de transporte de passageiros nos Açores é de “importância primordial, mais complexa do que as pessoas podem pensar e não pode ser resumida a discursos simplistas ou a análises superficiais”.
O deputado socialista realçou a “grande capacidade e o grande profissionalismo dos nossos mestres e de todos os profissionais envolvidos diariamente no transporte marítimo da Região”, sublinhando que “é devido ao seu empenho que esta operação prima pela segurança e pela regularidade, algo que foi, aliás, unanimemente defendido por todos os especialistas inquiridos”.
“Como realçaram os diversos especialistas ouvidos, qualquer tipo de viagem ou de transportes acarreta riscos, mas estes são diariamente mitigados pelos profissionais que atuam no setor. O que lamentamos é que o PSD tenha abordado esta comissão de inquérito com a sua costumeira agenda político-partidária, procurando criar um clima de instabilidade e de insegurança, atacando quase numa base diária os transportes dos Açores, criticando-os, muitas vezes sem fundamento. O que é facto é que nos Açores temos uma operação de transportes marítimos regular e em funcionamento, que serve todos os anos muitos milhares de Açorianos, com elevadíssimos níveis de segurança. Foi para isso que o PS trabalhou e é para isso que continuará a trabalhar todos os dias", frisou José Contente.