O Grupo Parlamentar do PS destacou esta quinta-feira o crescimento efetivo e a importância crescente do setor da carne dos Açores para a nossa economia, que em 2014 gerou um volume de negócios na ordem dos 40 milhões de euros, criando muitos postos de trabalho.
A posição foi defendida por António Toste Parreira, que falava em plenário regional, na cidade da Horta.
António Toste Parreira assinalou o “crescimento considerável na fileira da carne na última década”, destacando o “papel dos produtores em todo o processo”.
O deputado socialista destacou que, nos Açores, “temos hoje uma Rede Regional de Abate reconhecida e homologada internacionalmente, com condições materiais e higiene-o-sanitárias que cumprem as regras comunitárias, que nos permite exportar carne de qualidade para fora da Região e do País”.
António Toste Parreira realçou que “o número de direitos de vacas aleitantes no período 2004/2014 cresceu 158,8%, e de outubro de 2014 para outubro de 2015, esse crescimento foi de 212,2%”.
O parlamentar socialista lembrou que “entre 2004 e 2014, os bovinos abatidos e aprovados para consumo cresceu 63,3%” e que “em 2014 foram abatidas 56.161 cabeças, num total de 12,3 mil toneladas de carne aprovada para consumo”, tendo a exportação crescido uns assinaláveis 634%”.
António Toste Parreira frisou que a expedição de gado vivo, com menos valor comercial do que a carne processada, foi este ano de 5.287 cabeças, um valor consideravelmente mais baixo do que os 46.691 animais exportados em 2004.
“Resulta evidente que a transformação levada a cabo na Rede Regional de Abate foi decisiva, impulsionando o crescimento do abate de bovinos para exportação, gerando maiores receitas para os produtores da Região. O Plano Regional para 2016, para além das construções dos matadouros do Faial e da Graciosa, prevê um investimento superior a 2 milhões de euros, nos matadouros da Terceira e de S. Miguel. É esta a marca do Governo dos Açores da responsabilidade do PS – um trabalho contínuo de melhoria da Região, criando melhores condições para quem nela habita”, salientou o deputado socialista, António Toste Parreira.
Declarações de António Toste Parreira