Lúcio Rodrigues apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
Pela passagem dos 25 anos do Conservatório Regional da Horta
No ano letivo de 1990/1991 iniciou atividade na ilha do Faial o Conservatório Regional da Horta sob a administração da Direção Regional da Educação e da Ciência e tendo como primeira diretora Elisabete Oliveira.
Passados 25 anos, é inegável que o Conservatório Regional da Horta contribuiu para a qualidade musical da ilha do Faial e para a formação pessoal e artística de centenas de jovens e crianças que por lá passaram.
A oferta formativa do Conservatório da Horta, garantida por um leque distinto de docentes, tem-se pautado pela diversidade, garantindo áreas de formação musical e o ensino de instrumentos como flauta, piano, órgão, violino, violoncelo, clarinete, voz, acordeão, tuba, guitarra e percussão. Na dança, esta instituição também tem tido um papel fundamental, sendo a principal instituição, e durante muito tempo a única, com ensino de ballet, produzindo em variados momentos espetáculos de elevada qualidade.
Se muitos dizem que as filarmónicas, tão características das nossas ilhas, são os conservatórios do povo, não é menos verdade que instituições como o Conservatório Regional da Horta têm dado importantes impulsos nesses grupos musicais, fornecendo matéria-prima de qualidade para que estas conseguissem evoluir progressivamente e levar mais longe a música açoriana.
Sinal disso, é também o facto de alguns alunos do Conservatório terem seguido uma carreira musical, participando em orquestras a nível nacional ou seguindo a formação académica nesta vertente.
Não esquecer também os diversos prémios que os alunos-músicos daquela instituição tem conseguido trazer para o Faial em concursos a nível nacional.
Desde 2011, o Conservatório Regional da Horta faz parte da Escola Básica Integrada António José de Ávila. Com mais de 175 alunos inscritos, atualmente estes estão divididos pelas áreas de iniciação musical, do ensino artístico e do complementar.
Apesar desta mudança, regista-se como positivo que esta alteração tenha aproximado mais as crianças e jovens desta instituição, como revelam os seus dirigentes, numa relação que foi também privilegiada pela intervenção que a referida escola sofreu e que garantiu mais e melhores condições para o ensino artístico.
Aos 25 anos de idade, o Conservatório é uma das instituições educativas importantes da ilha do Faial não só pela formação que promove mas também, e não o podemos esquecer, porque tem-se mostrado sempre aberto à comunidade, marcando presença em eventos e contribuindo assim para a cultura deste concelho.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um voto de congratulação pela passagem dos 25 anos de idade do Conservatório Regional da Horta
Que deste Voto seja dado conhecimento à respetiva instituição, à Escola Básica e Integrada António José de Ávila e à Direção Regional da Cultura.
Assembleia Legislativa da Região Autónoma do Açores
Horta, 10 de dezembro de 2015
Os Deputados