A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou hoje que, no âmbito do projeto de renovação dos Postos de Informação Turística da Região, a mensagem a transmitir atualmente baseia-se no conceito “Let’s Talk! Let’s Explore! Let’s Discover!”.
Cada Posto de Informação Turística é um espaço que, para além de informar e comunicar (Let’s Talk!), convida a explorar (Let’s Explore!) e a descobrir (Let’s Discover!).
“Um espaço que, tal como a nossa Região, sabe acolher, seduzir, e que também incentiva à ação e à interação”, frisou Marta Guerreiro, que falava na inauguração da renovação do Posto de Informação Turística do Aeroporto do Pico, que “assenta na informalidade e conforto na troca de informações, reformulando o espaço através do convite ao visitante até ao seu interior, para ser acolhido por parte do funcionário”.
A titular da pasta do Turismo referiu que “o conceito base assentou na ideia de uma linha serpenteante que conduz o visitante pelo território, que o leva ao seu destino, ao posto de turismo, enquanto ponto de acolhimento e de troca de informação e de experiências, adaptando-se a lógica a cada uma das realidades distintas que cada instalação possui”.
Um círculo delimita a zona de atendimento com uma imagem de grandes dimensões ao fundo e, tal como um miradouro, permite-nos contemplar uma paisagem, sendo o visitante acolhido num local que, mais do que um posto de trabalho, pretende ser uma mesa de conversa e de convívio, fazendo jus ao conceito “Let’s Talk!”.
No teto, elementos circulares de cor verde, à semelhança de copas de árvores, criam jogos de luz e controlam a escala do espaço, num ambiente em que uma mesa interativa convida a explorar, tal como a ideia do “Let’s Explore!”, os seus conteúdos.
Em paralelo, apresenta-se uma zona de estar confortável que convida à permanência e à consulta de toda a informação gráfica disponível em diversos formatos, como base da mensagem “Let’s Discover!”.
“Num mesmo espaço, conseguimos sentir diferentes ambientes dos Açores, nomeadamente a natureza e a hospitalidade”, frisou Marta Guerreiro.
Segundo a Secretária Regional, “com estas intervenções pretende-se uma aposta na melhoria da experiência dos visitantes, numa cuidada troca de informação sobre o destino e numa comunicação que tenha em conta o perfil dos turistas nos Açores”.
Para além deste conceito, Marta Guerreiro explicou que, “de forma transversal foi igualmente definido um logótipo específico para os Postos de Informação Turística, baseado na já existente Marca Açores, garantindo a uniformidade da imagem do destino, introduzindo a designação de Visitor Center”.
(GaCS)