A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou hoje que a requalificação da entrada poente de Vila do Porto, em Santa Maria, designada por Rotunda do Açucareiro, representa a “preservação da memória coletiva de um povo”.
Na inauguração da nova rotunda, Ana Cunha salientou que “todos temos consciência da importância que este aeroporto teve e continua a ter para a Região Autónoma dos Açores e para os Marienses”, já que é um local que, “durante muito tempo, era uma espécie de posto fronteiriço, que sobreviveu ao tempo, mesmo quando a base deixou de ser militar”.
“A preservação de ícones que marcam a história de Santa Maria é fundamental para deixarmos como legado às próximas gerações e transmitirmos, no presente, que respeitamos o passado das nossas ilhas”, salientou a Secretária Regional.
A obra agora inaugurada, segundo Ana Cunha, tem também “uma relevância prática e visível, já que se trata de um nó viário central, no interior do perímetro urbano de Vila do Porto e na proximidade do aeroporto e também do porto comercial desta ilha, local de confluência de quatro estradas que causava alguns constrangimentos a quem visitava e a quem reside” na ilha.
“Com esta intervenção, que representa um investimento de cerca de 100 mil euros, este constrangimento deixa de existir, passando agora este local a cumprir com as regras de circulação rodoviária e, com isso, se reduzem os riscos de uma má interpretação das regras e uma circulação com maior segurança”, frisou a Secretária Regional.
(GaCS)