A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas visitou hoje as empreitadas em curso na rede viária do Faial para reparação dos estragos causados pela passagem do furacão Lorenzo, tendo salientado que “seguem o seu cronograma de execução normal, em termos de tempo e em termos de obra física feita”.
Durante esta visita a várias intervenções na rede viária, Ana Cunha salientou que “a construção civil soube adaptar-se, de uma forma exemplar, à situação de pandemia e a todas as restrições” decorrentes desta situação, estando as obras a ser executadas na sua calendarização normal.
A titular da pasta das Obras Públicas apontou o exemplo das “limitações à circulação de pessoas e também de bens”, tendo sido verificados “alguns atrasos em algumas obras por falta de material, mas, de uma forma geral, não se sentiu nenhuma paragem nessas obras por força da situação de pandemia e das limitações que com ela advieram”.
Para Ana Cunha, esta realidade “tem sido um aspeto que permitiu, desde logo, manter as obras no seu curso normal”, salientando que, no caso das obras relacionadas com o furacão Lorenzo, “tratava-se de repor situações de segurança de circulação de pessoas e bens”, o que está a acontecer.
A Secretária Regional visitou a empreitada de melhoramento das condições de acesso ao Monte da Guia, onde está a ser implementada uma alternativa viária ao acesso existente ao local, afetado por um processo de instabilidade do talude sobranceiro, que foi substancialmente agravado com a passagem do furacão.
Esta empreitada consiste na intervenção ao longo de um troço de cerca de 210 metros da Estrada Regional, num investimento de mais de 370 mil euros, através do qual a via será desviada para nascente.
Nesta deslocação, a Secretária Regional visitou ainda a empreitada de repavimentação da Rua da Laginha, uma obra com uma extensão de cerca de 1,4 quilómetros e que consiste na reparação do pavimento danificado e órgãos de drenagem.
Atualmente está a ser equacionada uma alteração ao tráfego entre este troço e a Rotunda da Feteira após a conclusão da empreitada, passando a circulação a fazer-se no sentido Feteira – Horta.
Ana Cunha visitou também a empreitada de repavimentação do troço da Estrada Regional n.º 1 – 1.ª, na zona da Rua do Pasteleiro, num troço com uma extensão aproximada de 1,7 quilómetros e onde se está a proceder à reparação de pavimentos danificados e órgãos de drenagem, num investimento de mais de 211 mil euros, tendo-se ainda deslocado à empreitada de repavimentação de um troço da Rua do Castelo com cerca de 420 metros, que representa um investimento de cerca de 90 mil euros.
(GaCS)