No âmbito do debate em plenários sobre apoios extraordinários para os produtores agropecuários das Flores e do Corvo, o deputado do PS/Açores, Manuel Ramos, questionou o Secretário Regional da Agricultura sobre a possibilidade de serem também atribuídos apoios aos produtores da ilha Graciosa que enfrentam graves prejuízos por causa do escoamento de gado vivo.
“Estivemos sensivelmente 55 dias sem exportar uma cabeça de gado vivo para o nosso grande mercado, que é o mercado do Continente Português. Não será justo estender este apoio também à Ilha Graciosa, ou a outras ilhas que sofreram da mesma situação”, perguntou o Parlamentar, recordando que o GPPS já questionou o atual executivo através de requerimento, entregue no Parlamento Açoriano.
A resposta do Secretário Regional, diz Manuel Ramos, “não nos satisfaz e deixa-nos preocupados, porque tendo em conta que esta situação não é de agora, esperávamos que o Governo já tivesse feito a sua avaliação e decidido de que forma se podem apoiar os nossos produtores”. No entanto, recordou, “o senhor Secretário apenas disse que era preciso avaliar a situação e não se comprometeu em relação a quando o vai fazer, o que não tranquiliza os produtores da nossa ilha”.