“Para o Partido Socialista dos Açores o investimento no setor do Mar é fulcral no desenvolvimento da nossa Região”, sublinhou João Vasco Costa, durante o debate em plenário sobre as propostas de Plano e Orçamento de 2021. O deputado do PS/Açores, eleito por Santa Maria, deu nota de que os documentos revelam o abandono de um importante projeto para a ilha.
“Onde se enquadra nestes documentos o processo de afundamento do navio ao largo da Ilha de Santa Maria para a criação de um recife artificial? Abandonaram tão importante ação para o mergulho e para a sustentabilidade ambiental?”, questionou o parlamentar, referindo-se à embarcação cedida à Região.
João Vasco Costa também abordou a situação do entreposto frigorífico de Santa Maria e dos constrangimentos decorrentes da obra que o Governo entendeu não fazer por fases, como defendeu o PS/Açores: “Quanto à obra do entreposto frigorífico de Santa Maria, e aos constrangimentos daí decorrentes como irá ser resolvido este problema? Não serve de muito empurrar para o passado. Quando começam efetivamente os senhores a governar?”
Em relação aos projetos de aquicultura, deu nota do desinvestimento previsto: “Este plano revela um desinvestimento na área da aquicultura. Antes eram 3,3 milhões de euros, agora são 1,9 milhões de euros, são menos 17,4%. Esta era uma estratégia que antes era muito escrutinada por V. Exas. daí gostaria de saber qual a opinião do Sr. Secretário Alonso Miguel para este desinvestimento?”.