A recente deslocação aos Açores do Bastonário da Ordem dos Médicos, confirmou toda a realidade denunciada pelo Secretariado da Ilha Terceira do PS, contrariando a narrativa do Secretário Regional da Saúde.
Conforme confirmou o Bastonário, e ao contrário do afirmado pelo Secretário Regional da Saúde, o Governo Regional continua sem agir eficazmente na abertura de concursos de assistentes de Medicina Geral e familiar, não incentivando jovens médicos que concluíram o seu internato a fixarem-se na Região.
A inação da Secretaria Regional da Saúde chega ao ponto, de apesar da grande falta de médicos de família nos Açores, estarem vários jovens médicos há 6 meses a aguardar que abram concursos para poderem satisfazer essa enorme falta de apoio aos açorianos em cuidados primários de saúde, conforme denunciou o Bastonário.
Para alem da redução dos cuidados primários de saúde, que se verifica nas nossas freguesias, a Secretaria Regional da Saúde não consegue fazer o mínimo para fixar na região quem cá quer ficar.
O Bastonário da Ordem dos Médicos também confirmou o alerta feito por vários partidos políticos de falhas e falta de médicos no serviço de urgência e a “muita dificuldade de cumprimento de escalas dos Serviços de Urgência” demonstrando a incapacidade de fixar médicos especialistas por falta de atempada abertura de concursos.
No mesmo dia que o Secretário Regional de Saúde tentava desmentir o PS Terceira, mais dois médicos especialistas abandonavam o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, evidenciando que as declarações do titular da pasta da saúde, são cada vez mais contrariadas pela realidade que os açorianos sentem no seu dia a dia.
Para além da confirmação de todos os problemas que o PS Terceira tinha já alertado, o Bastonário evidenciou a má afetação de recursos no âmbito dos médicos de saúde pública, a má qualidade de prestação de cuidados de saúde primários entre outras situações.
Lamentavelmente o Secretário Regional da Saúde continua a não assumir como reais os problemas dos Hospitais, reagindo com atacar quem corajosamente denuncia as falhas e incutindo o medo a quem identifica os problemas.
Com esta atitude, os problemas vão se agravando, para mal dos terceirenses e dos açorianos, que apesar dos repetidos anúncios, sentem a cada dia que tem piores cuidados de saúde e maiores dificuldades no acesso à saúde.
Cada vez mais os açorianos sentem que os anúncios da tutela não passam de propaganda que não tem correspondência à realidade que sentem no seu dia a dia.
O PS Terceira, lamenta mais uma vez o silêncio do Secretário Regional da Saúde perante os problemas denunciados pelo Bastonário da Ordem dos Médicos. Como não pode responder ao Bastonário, dizendo que são “ataques injustificados e sem fundamento” como habitualmente faz em relação a quem ousa apontar as deficiências e os problemas existentes, o SRS remeteu-se a um silêncio ensurdecedor para quem sofre com as falhas do Serviço Regional de Saúde.
Progressivamente cada vez mais terceirenses e açorianos confirmam com a sua experiência, que os anúncios do Secretário Regional da Saúde constituem uma realidade virtual, sem adesão ao que vivenciam quando precisam de recorrer ao Serviço Regional de Saúde.
O Secretariado da Ilha Terceira do PS incentiva o Secretário Regional da Saúde a concentrar-se muito mais na resolução dos problemas crescentes da saúde dos Açores, e menos em criticar e preocupar-se com quem construtivamente pretende contribuir para que todos tenham acesso a mais e melhor saúde.