Os Vereadores do Partido Socialista à Câmara Municipal da Horta apresentaram, esta quinta-feira, um conjunto de medidas de apoio para as famílias e empresas Faialenses, no sentido de mitigar os efeitos sentidos pelo crescente aumento da inflação.
Para José Leonardo, Vereador socialista na autarquia, “esta é uma matéria para a qual temos vindo a alertar ao longo dos últimos meses, mas que só agora o atual executivo decidiu prestar maior atenção aos problemas que ameaçam o bem-estar da nossa comunidade”.
Assim, e no âmbito da reunião camarária, os socialistas apresentaram uma medida de auxílio direto aos mais carenciados, propondo a criação de um Cartão Família. “Esta é uma proposta que visa apoiar, mensalmente, os que atravessam maiores dificuldades, na qual, e contando com a colaboração das Juntas de Freguesia, serviços sociais locais, Escolas e autarquia, se prevê a atribuição de um montante até 150 euros, para que possam adquirir produtos alimentares no comércio local”.
Na ocasião, os socialistas apresentaram ainda uma proposta que visa atribuir um desconto imediato de 10% na fatura da água e dos resíduos para famílias carenciadas, propondo ainda que não haja aumentos, em 2023, para particulares e empresas.
Do conjunto de medidas apresentado, os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista pretendem, ainda, que não sejam aumentadas, no próximo ano, as rendas municipais e da Urbhorta. Na ocasião, os Vereadores socialistas propuseram, também, o aumento do "Fundo de Emergência Social" da CMH, no âmbito das medidas a implementar.
Por último, e sempre com o foco no auxílio às famílias Faialenses, os Vereadores do PS propuseram à Câmara Municipal a devolução do IRS às famílias, na percentagem de 1,5%, no ano de 2023, e a devolução do IMI, na percentagem de 10%.
“A atual conjuntura de dificuldades crescentes para as famílias e empresas é um verdadeiro desafio, ao qual importa atender o mais rapidamente possível. Esta conjuntura, de acordo com o que alguns preveem, poderá agravar-se, ainda mais, em 2023”, referiu o Vereador do PS, para manifestar a preocupação dos socialistas em que sejam tomadas, atempadamente, medidas de apoio que possam acudir às famílias e empresas Faialenses a fazer face a este contexto.