Francisco César, deputado do Partido Socialista à Assembleia da República, viu confirmada, esta terça-feira, a garantia deixada pela Ministra da Defesa Nacional aquando da sua deslocação à Região, de que os Açores irão ter, até ao final do ano, uma segunda tripulação EH-101 e uma segunda embarcação salva-vidas.
O vice-presidente da bancada socialista, que intervinha no âmbito da Comissão de Defesa Nacional, questionou a responsável pela tutela quanto a um conjunto de matérias relacionadas com a Região, salientando, a esse respeito, “serem reivindicações antigas e às quais importa fazer um ponto de situação”.
A esse propósito, e salientando que uma segunda tripulação do EH-101 Merlin na Região é fundamental para assegurar “as missões de busca e salvamento, mas, também, garantir as próprias evacuações médicas”, o parlamentar questionou se será possível garantir a sua fixação, bem como qual o avanço em termos de uma segunda embarcação salva-vidas.
“Esta é uma promessa de há muitos anos do Governo da República e que foi, inclusive, alvo de um voto de protesto no Parlamento dos Açores, quando o PSD percebeu que isto estaria em vias de estar resolvido”, assegurou o socialista.
Durante a audição regimental, Francisco César questionou ainda sobre o Centro do Atlântico dos Açores, perguntando de que forma “poderemos trabalhar no sentido de melhorar a fiscalização das nossas águas, com empenho de mais meios das nossas Forças Armadas”.
Já em resposta, a Ministra Helena Carreiras garantiu que as pretensões da Região para uma segunda tripulação EH-101 e uma segunda embarcação salva-vidas serão concretizadas até ao final do ano, matérias que, conforme salienta, foram confirmadas “pela Marinha e pela Força Aérea”.
A propósito do Centro do Atlântico, a Ministra adiantou continuarem a trabalhar “no desenvolvimento do roteiro do Centro do Atlântico”, neste que é um projeto da maior importância para Portugal e para os Açores e que já conta com a adesão de 20 países ao projeto. Helena Carreiras assinalou ainda, a este respeito, ter produzido “com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, um reforço do empenhamento político do Estado português neste Centro do Atlântico”.
Na ocasião, e manifestando terem vindo a aumentar a fiscalização nas águas territoriais em torno dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, a Ministra da Defesa sublinhou haver “cada vez mais atividade nesse imenso espaço”, frisando a necessidade de continuar a reforçar essa fiscalização, “designadamente agora quando ocorrem estas visitas surpresa que temos tido de navios russos nessas águas que a Marinha e a Força Aérea tem identificado”.