Os Vereadores do PS à Câmara Municipal da Ribeira Grande votaram, esta quinta-feira, favoravelmente a proposta de Plano e Orçamento da autarquia para 2023, salientando, a este propósito, a integração no documento de propostas socialistas que visam “proteger os mais desfavorecidos, incentivar a economia local, privilegiar as famílias e valorizar as Juntas de Freguesia do concelho”.
Para Lurdes Alfinete e Artur Pimentel, Vereadores do PS na autarquia, e face a um ano em que se prevê dificuldades acrescidas pelo impacto negativo ao nível dos rendimentos, mas, também, pela elevada recessão económica e crescente aumento da inflação, importava “chegar às primeiro às famílias, dizer aos mais necessitados que a Câmara pode ajudar, e que as Juntas de Freguesia continuam a ser os parceiros primeiros das populações e da autarquia”.
“Assim, e por proposta dos Vereadores do PS, o Orçamento para 2023 prevê um aumento de 15% nas verbas para as Freguesias e a afetação de Recursos Humanos às mesmas. Mas, aumenta, ainda, a verba da habitação degradada para 150.000€ e a verba do Fundo de Emergência Social para 25.000€, contemplando, também, a implementação de um Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental”, reforçaram os Vereadores.
De acordo com Lurdes Alfinete e Artur Pimentel, e no âmbito das propostas que o PS apresentou, o Orçamento para 2023 aumenta, igualmente, “o valor do Prémio de Mérito Escolar e define, em sede de revisão do PDM, um polo industrial na zona nascente do concelho”.
Por outro lado, e conforme destacam, “o Plano prevê, efetivamente, verbas condizentes com as obras que há muito estão prometidas e formas de financiamento”, o que segundo os Vereadores do PS vai permitir avançar a intervenção “no Passeio Atlântico, no Campo de Jogos e no caminho Maia-Lombinha”.
“O ano que se avizinha será, ao que tudo indica, extremamente difícil, pelo que importava chegar a quem mais importava, os cidadãos. E foi isso que o PS fez com a apresentação de um conjunto de propostas, que concretizam, através do Plano e Orçamento para 2023, um conjunto de apoios às famílias, às empresas locais e o arranque de obras estruturantes para o concelho”, reforçaram os Vereadores do PS à Câmara Municipal da Ribeira Grande.