Vereadores do PS Praia da Vitória muito preocupados com exclusão de 37 candidatos, em 38 candidaturas, a bolsas de estudo da Câmara Municipal, avançam para propostas de alteração ao regulamento de atribuição de bolsas

PS Açores - 9 de fevereiro, 2023

Os Vereadores do Partido Socialista da Câmara Municipal da Praia da Vitória manifestam grande preocupação com a proposta apresentada ontem pelo executivo na reunião de Câmara Municipal que resulta na exclusão de 37 candidatos a bolsas de estudo no Concelho da Praia da Vitória, em 38 candidaturas apresentadas.

Segundo o Vereador Marco Martins, “ficámos perplexos pelo facto de em 38 candidaturas apresentadas, ter sido aprovada apenas uma candidatura, o que nos levantou muitas dúvidas e muitas preocupações, porque são muitos jovens praienses que ficam impedidos de aceder a bolsa de estudo, sobretudo num momento económico e social difícil devido à crise inflacionista e aumento do custo de vida”.

“Na reunião de Câmara alertámos para esse problema e solicitámos reapreciação de todos os processos porque entendemos que a consideração das despesas de habitação pode não ter sido devidamente avaliada, sem prejuízo do respeito que temos pela competência da comissão de análise destes processos”, referiu o Vereador Socialista.

Segundo Marco Martins, “além disso, pensamos que tendo em conta as circunstâncias sociais e económicas atuais e o aumento do custo de vida, a Senhora Presidente da Câmara poderia ter antecipado esta situação tendo em conta que estas candidaturas já entraram na Câmara há algum tempo. Ou seja, teria sido possível rever os regulamentos em vigor para acautelar estas situações e garantir que estas famílias têm um apoio fundamental para manter os seus filhos no ensino superior”.

“É por isso que avançaremos com uma proposta de alteração aos regulamentos, de forma a clarificar algumas questões e a tornar elegíveis despesas que aumentam a taxa de esforço mensal das famílias e que, por isso, devem ser consideradas para atribuição de bolsa de estudo”, refere Marco Martins.

“Saber que há 37 jovens praienses que ficam excluídos das bolsas, em 38 candidatos possíveis, é algo que nos preocupa muito e que deve merecer muita atenção e proatividade”, refere Marco Martins.