Os Vereadores do PS na Câmara de Ponta Delgada defenderam, esta quinta-feira, a atribuição de um apoio, por parte da autarquia, à certificação de motoristas de táxi no concelho.
Numa reunião com a Associação de Táxis de Ponta Delgada, os socialistas abordaram diversas questões relevantes para o setor, nomeadamente as futuras alterações na localização das praças de táxis da cidade, resultantes das obras no centro histórico, alertando, na ocasião, para a importância primordial de continuar a apoiar e a desenvolver a atividade de motorista de táxi.
Ressalvando o importante papel dos motoristas de táxis na cidade, na prestação de um verdadeiro serviço público com benefícios transversais para toda a economia, de onde sobressai, naturalmente, o contributo para o turismo que impacta positivamente a qualidade de serviço que prestam, o Vereador André Viveiros enfatizou a forma cuidada e profissional como os Táxis se tem adaptado à evolução do setor na Região.
Na ocasião, o socialista referiu ainda que a circulação e presença dos táxis na cidade contribui, em certa medida, “para dissuadir alguns comportamentos excessivos, induzindo um sentimento de segurança a quem por ela se desloca”.
Para André Viveiros, “é de primordial importância continuar a apoiar e a desenvolver a atividade de motorista de táxi, cabendo aqui, também, à Autarquia contribuir para esse desiderato”, alertando, a esse propósito, para os custos de certificação para o exercício da profissão, que são “financeiramente exigentes na atual conjuntura inflacionista e de elevadas taxas de juro, que dificultam o acesso de novos motoristas”.
“O rejuvenescimento de pessoal no setor dos táxis é um desafio que se coloca no imediato, face à escassez de mão-de-obra manifestada pela Associação de Táxis de Ponta Delgada, sentida particularmente na época alta, mas colocar-se-á, também, no futuro próximo, devido à média etária dos motoristas no ativo”, considerou o socialista.
A esta propósito, e visando colmatar estas lacunas, André Viveiros lança o repto à Câmara Municipal de Ponta Delgada para Apoiar a Associação de Táxis, no sentido de custear 50% da certificação de novos motoristas que pretendam aceder à atividade.
“Trata-se de cursos de 15 pessoas, com um custo de 600€ por inscrito, em que a Câmara suportaria metade desse valor e o formando a parte restante. Portanto, um apoio perfeitamente aceitável para a Câmara, considerando os objetivos e os benefícios que advirão para o setor dos Táxis e a quem a eles recorre”, defendeu.
De acordo com André Viveiros, o aumento do número de motoristas de táxi irá permitir o descanso dos que desenvolvem a atividade durante o dia, com a sua substituição por outros, face à atual carência em horário noturno.
Para os Vereadores do PS merece também especial atenção o processo de atribuição de licenças de transportes de passageiros com mobilidade reduzida, defendendo, nesse sentido, que as licenças sejam exclusivamente para este fim, “não devendo ser concedidas a empresários que apenas as pretendam obter para acesso privilegiado dos seus carros a determinados pontos de recolha de passageiros onde estes veículos entram em primeiro lugar”.
“É importante que no setor dos táxis a atividade se desenvolva de forma estável, rigorosa, com qualidade de serviço e sem distúrbios internos que ponham em causa o normal desempenho ou acabem por distorcer, mesmo que inadvertidamente, a livre concorrência, que é da salutar”, asseguram os Vereadores do PS.