Deputados socialistas na República confiantes no alargamento do programa ‘Apoiar Freguesias’ à Região

PS Açores - 30 de março, 2023

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelos Açores à Assembleia da República encetaram um conjunto de diligências junto do Governo para que as freguesias das Regiões Autónomas possam ser incluídas no âmbito do programa ‘Apoiar Freguesias’.

Francisco César, vice-presidente do grupo parlamentar socialista, manifestou a este propósito a sua confiança “de que muito em breve o problema estará resolvido” e que a totalidade das freguesias da Região “será também abrangida pelo apoio financeiro a conceder no âmbito deste programa”.

“O programa ‘Apoiar Freguesias’, criado pelo Governo da República, visa reconhecer o importante papel que as freguesias desempenharam na resposta à pandemia de Covid-19, nomeadamente na prevenção, proteção e apoio a cada uma das suas populações”, referiu o parlamentar socialista, para salientar, neste âmbito, a atribuição de um apoio financeiro às freguesias para fazer face às despesas realizadas no ano de 2020.

No entanto, e uma vez que as freguesias das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira não estão incluídas no despacho que regulamenta o programa, os deputados do PS/Açores iniciaram uma ronda de contactos para que as mesmas sejam de igual forma abrangidas.

“Verifiquei, da parte do Governo da República, uma sensibilidade acrescida sobre esta matéria e a disponibilidade para, em tempo útil, garantir que todas as freguesias do país sejam tratadas em igualdade de circunstância neste programa”, assegurou o socialista Francisco César.

Manifestando, no entanto, a sua preocupação relativamente a esta matéria, o parlamentar assinalou que face a cada dificuldade “o PS está concentrado em encontrar soluções, enquanto outros estão mais concentrados em encontrar problemas”, para sublinhar ser este mais um caso “em que encontraremos uma solução justa e igualitária para todas as freguesias do país”.

“Os deputados do PS/Açores à Assembleia da República continuarão, como sempre têm estado, empenhados na defesa da Região”, defendeu o vice-presidente do GPPS, Francisco César.