O PS/Açores vai solicitar ao Governo Regional que remeta ao Parlamento dos Açores e, por consequência, aos deputados regionais, os relatórios completos das auditorias às empresas públicas regionais Lotaçor, Ilhas de Valor e Portos dos Açores, cujas conclusões, seletivas, foram recentemente divulgadas em alguma imprensa.
Isto mesmo foi solicitado, através de requerimento, pelo vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos Silva, no âmbito da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
De acordo com notícias veiculadas na imprensa, estas auditorias, seletivas, terão analisado a situação financeira daquelas empresas públicas entre 2016 e 2020 e importaria conhecer a plenitude dos relatórios e das suas conclusões.
Carlos Silva salientou que esta é uma matéria que “interessa a todos os Açorianos e, em particular aos deputados de todos os partidos”, questionando que o PSD/Açores tenha solicitado “ouvir apenas o Secretário Regional Duarte Freitas e não conhecer os documentos”.
“Isso sim parece ser propaganda, ao utilizarem auditorias para servir de arma arremesso político contra o Partido Socialista”, sublinhou.
“Os deputados desta Casa [Parlamento] que têm o dever de fiscalizar aquilo que decorre da ação do Governo dos Açores, seja deste ou de outros Governos anteriores, pelo que estas auditorias deveriam ser do conhecimento do Parlamento antes de serem vazadas para a comunicação social, para fazer notícia e propaganda”, destacou o deputado socialista.
Carlos Silva manifestou a sua indignação com a situação, decorrente de “mais um profundo desrespeito deste Governo pelo Parlamento, do qual tanto apregoa a centralidade e transparência”.
“É de uma falta de transparência atroz. Mais uma. O Governo tem em sua posse auditorias, fê-las chegar de forma parcial à comunicação social, mantendo os deputados da Assembleia Regional no escuro, vedando-lhes o direito de conhecer a avaliação decorrente destas auditorias em toda a sua extensão”, frisou.
O parlamentar socialista evidenciou, mais uma vez, que este Governo da coligação de direita “continua mais interessado em atacar o PS e os Governos anteriores e menos interessado em governar para o presente e o futuro dos Açorianos”.
“É mais um triste episódio protagonizado por este Governo da direita, em concreto pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública de Duarte Freitas. É lamentável, na verdade”, frisou Carlos Silva.