Ana Luísa Luís considerou esta sexta-feira que a criação de um Conselho Consultivo dos órgãos de Governo próprio da Região (G2A), um órgão que será presidido pelo Presidente da Assembleia Legislativa Regional, será “um importante contributo no posicionamento político dos Açores”.
A parlamentar do PS falava no Parlamento dos Açores, na apresentação de um pacote legislativo avançado pela Comissão Eventual para o Aprofundamento da Autonomia (CEAA), composto por 6 iniciativas, que reuniram um consenso muito alargado na Assembleia Regional.
O G2A será composto por um conjunto de personalidades com reconhecida competência em geopolítica e geoestratégia, presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, pelo membro do Governo dos Açores com competência em assuntos Europeus, cooperação e relações externas, um representante de cada partido político com assento parlamentar, um representante da Universidade dos Açores que pode variar de acordo com a especificidade do tema em análise e cinco personalidades de reconhecido mérito e idoneidade a eleger pelo Parlamento dos Açores, por maioria de dois terços.
O G2A irá reunir com periodicidade semestral ou extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu Presidente ou pela maioria dos partidos com assento parlamentar.
A deputada do PS realçou que este Conselho Consultivo dará “um importante contributo ao debate sobre matérias de situação política face a terceiros, face a parcerias internacionais, ao desenho de futuras políticas que possam ser importantes no aprofundamento das nossas competências na Autonomia e das posições que a Região possa querer tomar face ao Governo da República, em matérias fundamentais para a Região”.
“A Autonomia faz-se com o contributo de todos, essencialmente a bem dos Açores e dos Açorianos”, finalizou Ana Luísa Luís.