O Secretário Coordenador do PS/São Miguel manifestou a sua preocupação com o presente e futuro do setor agrícola na ilha, salientando, a esse respeito, “a quebra de confiança dos produtores em relação a este Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM”.
Para André Franqueira Rodrigues, que falava esta sexta-feira à margem de uma reunião com a Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, “o diagnóstico do setor não é nada positivo”.
“Temos, desde logo, um setor que enfrenta cada vez mais dificuldades, em que, para além de uma redução do rendimento dos agricultores, do desequilíbrio existente entre a produção, a indústria e a distribuição, acresce, ainda, um desinvestimento público na área”, frisou o dirigente socialista, para assinalar, igualmente, “a existência de queixas relativas a atrasos de pagamentos por parte deste Governo”.
Mas, na ocasião, André Franqueira Rodrigues, manifestou, de igual forma, a sua preocupação quanto ao futuro do setor, alertando a esse respeito, “para a ausência de incentivos dirigidos aos jovens que queiram iniciar a sua atividade”.
“Além do mais, este é um Governo Regional que gera expetativas e depois não as cumpre, situação que acaba por não transmitir a confiança necessária a quem queira dar início a uma atividade que é essencial para a economia dos Açores”, assegurou o socialista.
A esse propósito, André Franqueira Rodrigues evidenciou que “cada vez mais produtores estão descontentes com um Governo Regional que já provou não ser merecedor da confiança do setor”.