O Secretariado de Ilha do PS/Terceira volta a lamentar a discriminação do Governo Regional para com a Ilha Terceira.
O Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM evidenciou, mais vez mais, o seu desinteresse, abandono e falta de estratégia para com a Ilha Terceira, desta vez pela falta de cofinanciamento a um evento de renome mundial, Glex Summit, que decorreu de 14 a 16 de junho, em Angra do Heroísmo.
Este abandono e discriminação da ilha Terceira é confirmado permanentemente, sendo o corte total do apoio a este evento internacional apenas mais um exemplo.
Esta situação é ainda mais grave porque o mesmo Governo atribuiu, o ano passado, 350.000 euros para a organização desse mesmo evento em Ponta Delgada, recusando passado um ano, apoiar a nova edição que se realizou na Ilha Terceira.
Este facto é profundamente lamentável e reforça a convicção que todos os Terceirenses sentem: que a Terceira está abandonada e prova inequivocamente a discriminação que este Governo pratica diariamente.
O Secretariado da Ilha Terceira do PS e os Terceirenses exigem saber porque no ano passado, em Ponta Delgada, o mesmo evento teve um apoio do Governo Regional de 350.000 euros, e este ano, ao ser organizado na Ilha Terceira, o mesmo evento internacional deixou de ter qualquer apoio do Governo Regional?
Efetivamente, a captação do evento de renome mundial Glex Summit para a Ilha Terceira, em 2023, não mereceu, nem recebeu qualquer apoio financeiro do Governo dos Açores do PSD/CDS/PPM, sendo apenas financiado pelo município de Angra do Heroísmo e por entidades com ligação ao Ministério da Economia.
As captações de eventos para a Ilha Terceira constituem um motor com efeito económico multiplicador, desde a ocupação da hotelaria e alojamentos, a procura pela restauração, a possibilidade da ciência e tecnologia criarem valor acrescentado, e o posicionamento da Ilha para potenciais investimentos.
O Governo dos Açores do PSD/CDS/PPM manifestou “falta de interesse” no evento na Ilha Terceira e de que “não era possível financiar”, mas o Vice-Presidente do Governo apareceu a discursar no encerramento desse mesmo evento, dizendo que colocava os Açores no “centro da discussão dos desafios globais”, não tendo sido capaz de justificar porque o Governo deixou de apoiar o evento que passou a realizar-se na Terceira.
O Governo dos Açores do PSD/CDS/PPM diz uma coisa, prometeu muito, mas todos sentimos no dia a dia, que a distância entre o que se diz e promete e o que se concretiza é cada vez mais profunda.
O PS/Terceira continuará sempre ao lado dos Terceirenses a alertar para o abandono e discriminação que a Ilha Terceira vive, como foi mais este caso, em que um evento internacional recebeu apoio, em 2022, para a sua organização em Ponta Delgada, no valor de €350.000,00, e, em 2023, para a ilha Terceira, teve €0.