O Secretariado de Ilha do Partido Socialista da Ilha Terceira (PS/Terceira) vem manifestar publicamente a sua preocupação com o atual estado e progressiva degradação da grande generalidade das estradas que integram rede viária de responsabilidade regional na Ilha Terceira, o qual para além de causar dificuldades à vida quotidiana dos terceirenses - por trazer dificuldade à mobilidade e prejuízos económicos devido a danos e desgaste nas viaturas – coloca as populações em perigo por contribuir para a insegurança rodoviária.
Tem sido notória a quase total ausência de manutenção das estradas regionais por parte da Secretaria das Obras Públicas, a qual tem levado a uma acelerada degradação das nossas estradas, tornando-as além de esteticamente feias, perigosas para quem as utiliza.
Exemplo disso é a Via Vitorino Nemésio (VVN) - vulgo via rápida - a principal estrada regional da Ilha Terceira, a qual liga as cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória e que garante o acesso às infraestruturas portuárias e aeroportuárias da ilha, que está num estado total de abandono por parte das Secretaria Regional que tem a competência de garantir a manutenção desta via.
Com exceção feita para algumas rotundas, pouco se tem visto a execução de trabalhos de manutenção desta estrada regional, sobretudo a nível de cortes de erva nas bermas e/ou limpeza dos canais de escoamento das águas das chuvas.
Atualmente, verificamos bermas com ervas que mais parecem de um campo de trigo; valetas com grande número de ervas daninhas em crescimento entre o cimento das valetas e asfalto da estrada; acumulação de lixo nas laterais da estrada, incluindo crescimento de ervas que parece querer criar um bardo junto ao separador central.
Este abandono da VVN, impede o normal escoamento das águas pluviais, promovendo lençóis de água que fazem aumentar o risco de acidentes de viação.
Este abandono da VVN – com ausência de reparações ou manutenção preventiva – está a causar uma aceleração da sua degradação.
Por outro lado, importa lembrar, também, que a maioria dos visitantes que chegam à nossa ilha deparam-se com este estado de abandono, o que não abona para a imagem que queremos ter e causar, ou seja, não é esse que queremos ser o nosso cartaz turístico, sobretudo, em época festiva.
Para desenvolvermos melhor a nossa ilha e assegurarmos melhores condições de vida a todos que a habitam, temos que tratar melhor as nossas infraestruturas, sendo necessário que o Governo Regional do PSD/CDS e PPM invista mais na ilha Terceira e não continue a discriminar e maltratar os terceirenses.
Outro exemplo da inercia deste Governo, nesta área, é a estrada regional do Posto Santo, para a qual- há 2 anos - está alegadamente a ser elaborado um projeto para o troço entre a Grota do Medo e a rotunda da que liga esta artéria à VVN. Até agora nada foi feito, tendo a Secretaria Regional das Obras Públicas assumido a falta de verba para este efeito, limitando-se deixar a estrada ao abandono, equiparando-se, cada dia mais, a mesma a um campo de golfe, cheia de buracos.
Há, todavia, mais exemplos, como sejam: a Estrada Regional da Feteira; Estrada Regional da Agualva; Estrada Regional das Lajes, A Rua 25 de Abril na Praia da Vitória, entre muitas mais, todas ao abandono, sendo um perigo para as pessoas e bens.
Tudo isto não nos surpreende, contudo, pois, por diversas vezes, já denunciamos o facto de Orçamento Regional dos Açores para a ilha Terceira ser o pior dos últimos anos, ora as estradas são mais um domínio onde isso mesmo se faz notar.
Ao fim de quase 3 anos de Governo PSD/CDS/PPM, as estradas na Ilha Terceira, da responsabilidade do Governo Regional, continuam a degradar-se todos os dias, sem que tenha sido feito um único investimento com a mínima relevância e sem cumprir um único compromisso ou promessa eleitoral, também, nesta área em que a Terceira, também, está a ficar para trás.