“Foi com estupefação que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores assistiu a mais uma manobra de propaganda política da Administração do Grupo SATA, com o alto patrocínio do Governo dos Açores, ao celebrar o alcance de um milhão de passageiros transportados, praticamente no mesmo dia que ficamos a saber que o Grupo SATA teve um prejuízo de 30 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2023”, referiu Carlos Silva.
Lamentando que a Administração da SATA insista “em manobras de marketing e propaganda para desviar as atenções dos significativos prejuízos registados em apenas três meses de 2023”, dos quais 23 milhões na SATA Internacional e 7 milhões na SATA Air Açores, o deputado socialista considera preocupante “o agravamento dos prejuízos, apesar do aumento dos passageiros transportados”.
“Este indicador contrasta claramente com a tese veiculada pela Administração e pelo Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, de recuperação e cumprimento do plano de reestruturação. Mais uma vez, a realidade e os números desmentem José Manuel Bolieiro que, em junho de 2022, afirmava que «o problema não estava na despesa, mas sim na receita», adiantou o parlamentar.
Para Carlos Silva, não é compreensível que o Governo do PSD/CDS/PPM, com o apoio do CHEGA e IL, afirme estar a “salvar” a SATA Air Açores, o garante da mobilidade dos Açorianos, mas agrave o prejuízo em quase 17 vezes face ao primeiro trimestre de 2022.
“É altura de José Manuel Bolieiro, que tanto gosta de criticar os governos anteriores, vir explicar como é que a SATA Air Açores tem um prejuízo de 7 milhões em apenas 3 meses, o que equivale a cerca de 80% do volume de negócios”, defendeu o deputado do PS/Açores, acrescentando, ainda, ser também este o momento de José Manuel Bolieiro vir explicar “os incumprimentos reiterados do plano de reestruturação e os riscos para a mobilidade dos Açores em privatizar 85% da SATA Internacional, sem assegurar os postos de trabalhos e as rotas entre os Açores, o continente e a diáspora”.