O Parlamento dos Açores aprovou, por maioria, um projeto de resolução do PS que recomenda ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM, com o apoio da IL e do Chega), que este reforce a sua aposta na Educação Digital.
Intervindo na Assembleia Regional, na cidade da Horta, Rodolfo Franca detalhou que o Governo Regional da coligação deve criar “mecanismos que favoreçam a articulação entre todas as componentes do sistema educativo regional”, no âmbito do projeto de Educação Digital, “nomeadamente a disponibilização de licenças digitais, equipamentos e formação de docentes, necessários à sua implementação”, no âmbito daquilo que está previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na ocasião, Rodolfo Franca alertou que todos os docentes da Região, independentemente do seu vínculo e entidade empregadora, “devem ter acesso às formações que, entre outras, enquadrem o processo de digitalização”.
A medida deve aplicar-se a todas as escolas do sistema educativo regional, sejam escolas públicas ou do ensino particular cooperativo e solidário.
Rodolfo Franca considerou, também, ser “imperioso que esses contratos sejam cumpridos integralmente, dentro dos prazos estabelecidos, nomeadamente os relativos ao ano letivo 2022/23, ano escolar que agora finda”, uma vez que “só assim se consegue começar a preparar o próximo ano letivo”.
O PS/Açores defende ainda a capacitação de todo o sistema educativo regional, “sempre que se verifique a implementação de novas medidas educativas e pedagógicas nas escolas da Região, desde logo, no que se refere à formação de docentes”, por considerar que apenas desta forma se garante “uma aposta coordenada e eficaz do projeto de Educação Digital”, bem como a devida implementação de outras importantes medidas, como o reformulado programa relativo à “Educação Inclusiva”.