O Partido Socialista do Faial congratulou-se, esta terça-feira, com a inauguração da Igreja Paroquial de Pedro Miguel, uma infraestrutura destruída pelo sismo de 1998, e cuja reconstrução resulta da “resiliência e capacidade de trabalho de entidades públicas e comunidade local”.
“Esta foi uma reconstrução lançada pelo Governo Regional da responsabilidade do Partido Socialista, em 2020, em que dos 2,5 milhões de euros de investimento, cerca de 1,7 milhões foram suportados pelo executivo, no âmbito do protocolo assinado com a Diocese de Angra para a recuperação dos templos das ilhas do Faial e do Pico, sendo que agora a infraestrutura foi devolvida à sua comunidade”, asseguram os socialistas.
Com cerca de 70% do parque habitacional do Faial destruído por ocasião do sismo de 1998, “a população de Pedro Miguel há muito que aguardava pela concretização deste investimento”, depois de já terem sido concluídas as obras nas Igrejas dos Flamengos e do Salão, todos reconstruídos “ao abrigo do protocolo entre o Governo Regional e a Diocese de Angra”.
“Importa relembrar que além dos 75% comparticipados pelo Governo Regional, os restantes 25% são da responsabilidade da Paróquia, sendo que ao longo dos últimos anos, através do seu esforço, toda a comunidade trabalhou para que com angariação de fundos fosse possível avançar neste processo”, salientou o PS/Faial.
De acordo com o PS/Faial, esta infraestrutura apresenta agora “uma nova arquitetura, novos traços e novas características acústicas, tendo capacidade para 180 pessoas sentadas”.