Patrícia Miranda acusou, esta terça-feira, o Governo Regional de “deixar os caminhos e infraestruturas agrícolas da ilha de São Miguel ao abandono”.
Em requerimento ao Governo Regional, submetido na Assembleia Regional, Patrícia Miranda, juntamente com Sandra Dias Faria e Carlos Silva, questiona o Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio da IL e do Chega sobre que “entidade se encontra, atualmente, responsável pela degradação e falta de manutenção” de diversos caminhos agrícolas”.
“Estamos a falar de caminhos agrícolas que se encontram muito degradados, por evidente falta de manutenção, nas freguesias de Santo António (Chã da Areia e Caminho dos Roçados), em Santa Bárbara (Cavadas, Canada da Chã, Canada Larga e Canada do Maranhão), nos Arrifes (Canada Larga e Caminho dos Barreiros), na Relva (Caminho da Água Nova) e nas Feteiras (Caminho da Grota da Figueira)”, especificou.
Patrícia Miranda pretende que o Governo de José Manuel Bolieiro explique que trabalhos estão previstos realizar nestas zonas no âmbito de melhoria e conservação dos referidos caminhos, com “indicação da respetiva calendarização e prazos de execução”.
Os socialistas encontram-se igualmente preocupados com a distribuição de água, questionando para quando está prevista a “manutenção dos reservatórios de água do Bardo da Cruz em Santo António?” e “qual a razão da água do reservatório da Lagoa do Caldeirão não chegar às explorações agrícolas de Santo António e de Santa Bárbara?”.
A deputada socialista alertou que este Governo Regional “não deve, nem pode, interromper o trabalho que vinha sendo feito pelos Governos do Partido Socialista”, seja ao nível dos caminhos agrícolas, seja no abastecimento de água e na eletrificação das explorações.
“Os investimentos nas infraestruturas agrícolas, como caminhos agrícolas, abastecimento de água e eletrificação das explorações são essenciais e devem constituir uma prioridade para o Governo Regional, porque facilitam o trabalho diário dos agricultores Açorianos. Infelizmente, com este Governo do PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega, o que temos são inúmeros caminhos agrícolas e florestais nos Açores, em todas as ilhas, que estão ao abandono, prejudicando os produtores Açorianos”, apontou a deputada do PS, Patrícia Miranda.