O Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, lamentou esta segunda-feira a morte de Álvaro Graco da Cunha Gregório, médico Graciosense que militou no Partido Socialista desde 1975, tendo sido, inclusive, um dos obreiros do Partido Socialista na ilha Graciosa.
“Os socialistas Açorianos estão hoje de luto pelo desaparecimento do Dr. Álvaro Gregório, dirigente histórico do PS. É com sentido pesar que, em nome dos socialistas Açorianos, endereço à sua família e aos seus mais próximos as condolências pelo seu desaparecimento”, afirmou Vasco Cordeiro.
Nascido em 1936, em Santa Cruz da Graciosa, Álvaro Gregório licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, em 1965, após terminar os estudos liceais realizados em Angra do Heroísmo.
Com uma carreira profissional que se iniciou na ilha Graciosa, onde exerceu durante sete anos, Álvaro Gregório especializou-se, já na ilha Terceira, em Medicina Interna e em Imunoalergologia, exercendo sempre a atividade médica no Hospital de Angra do Heroísmo. Durante o desempenho das suas funções foi ainda Diretor do Serviço de Medicina e Presidente do Conselho de Administração dessa unidade hospitalar.
Apesar de aposentado desde 2004, e após cerca de quatro dezenas de anos de serviço público, Álvaro Gregório manteve ainda ações de voluntariado com diversas instituições, nomeadamente na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, na área da geriatria, tendo sido, inclusive, um dos fundadores do Lions Clube da Ilha Terceira.
No âmbito político, Álvaro Gregório foi o primeiro Presidente da Comissão Administrativa da ilha Graciosa, após o 25 de abril e era, atualmente, e há mais de duas décadas, Presidente da mesa da secção de Angra do Heroísmo do Partido Socialista.
Pelo seu percurso, Álvaro Gregório foi agraciado por diversas instituições, nomeadamente pela Assembleia Legislativa dos Açores, com a Insígnia Autonómica de Mérito Profissional, no âmbito da celebração do Dia dos Açores em 2012, pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, em 2016, com a Medalha de Mérito Municipal, e, em 2017, com a Insígnia de Comendador da Ordem de Mérito, atribuída pelo Presidente da República, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal.
Socialista convicto, foi muito ativo no campo político, exercendo muitos cargos relevantes no Partido Socialista, como foi o caso da Presidência da Mesa do Congresso.