O Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, salientou hoje a necessidade de ser realizado um esforço suplementar na limpeza das ribeiras e linhas de água para precaver as consequências, para pessoas e bens, de eventuais cheias.
“As situações que temos testemunhado, e as que nos têm chegado, apontam, indiscutivelmente para a necessidade imperiosa e urgente de ser desencadeado um esforço suplementar de limpeza de ribeiras e linhas de água, antes da chegada das chuvas do próximo inverno”, salientou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.
“O atual Governo Regional quase destruiu a capacidade operacional dos serviços que tratam dessas áreas, por uma questão de apoios políticos. Isso é um facto, mas, neste momento, mais importante do que o debate e os juízos sobre aquilo que já passou, é a necessidade de resolver este assunto e acautelar o futuro. Neste momento, a par de uma questão de vigilância, há uma questão mais importante e urgente, que é a de evitar situações semelhantes às que se verificaram nos Mosteiros há algum tempo ou, mais recentemente, em algumas freguesias da costa norte da ilha de São Miguel”, salientou o líder socialista.
“Não havendo tempo útil para o reforço da capacidade operacional própria dos serviços da Administração Regional, a solução é a de proceder a acordos de financiamento extraordinários com Juntas de Freguesia e, até mesmo, Câmaras Municipais, garantindo-lhes os recursos financeiros para que, de forma descentralizada e mais rápida, possam ajudar a resolver esta situação intervindo nas áreas das suas circunscrições”.
“Esta é uma proposta e um contributo que visa ajudar a proteger pessoas e bens através da resolução de um problema criado pelo atual Governo Regional e que o mesmo se tem revelado incapaz, até agora, de solucionar”, concluiu Vasco Cordeiro.