A Assembleia Municipal de Ponta Delgada reuniu ontem, Segunda-feira dia 18, ordinariamente na sede da Cooperativa Agrocapelense, na Freguesia das Capelas.
Nessa reunião, os deputados municipais do Partido Socialista apresentaram uma Recomendação ao executivo municipal intitulada Medidas a Desenvolver pela CMPD para Compensar a Redução da Operação da Ryanair para a Ilha de São Miguel no Próximo Inverno IATA.
Os socialistas consideram “profundamente preocupante” a redução prevista de 150.000 dormidas, entre Outubro de 2023 e Abril de 2024, atendendo “à importância que o sector Turístico representa na economia do nosso concelho e da Ilha de São Miguel”. Para o PS, Ponta Delgada sendo o concelho mais capacitado “em termos de alojamentos, restauração, animação e serviços complementares, será, de longe, o mais afetado e prejudicado pela redução de fluxos turístico durante a próxima época baixa”.
Para os Socialistas a “preocupante circunstância torna imperativo que a Câmara Municipal de Ponta Delgada, consciente da enorme importância que o sector turístico representa para a nossa economia concelhia, desenvolva todas as iniciativas que estejam ao seu alcance para tentar atenuar tão brutal redução do tráfego aéreo no próximo Inverno IATA”.
A Recomendação do Grupo Municipal do PS previa a adoção de quatro medidas concretas. Primeiro, proceder ao reforço do diálogo e da concertação para avaliar os impactos que esta redução dos voos traz para cada um dos setores de atividade e para a economia. Segundo, solicitar à TAP e à Azores Airlines a reavaliação da sua disponibilidade de reforço de voos para o próximo inverno e para 2024 e 2025. Terceiro, atendendo aos danos reputacionais para a Ilha de São Miguel, enquanto destino turístico, desenvolver, com a parceria do Governo Regional, ou em articulação com a Associação de Turismo dos Açores, uma campanha de esclarecimento e de promoção, no mercado nacional, quanto à questão das acessibilidades aéreas a São Miguel. E por último, sensibilizar todos os agentes turístico para conferir prioridade máxima à preparação da campanha turística do Inverno de 2024 a 2025.
Apesar do contributo substantivo da proposta, o Grupo Municipal do PSD chumbou a proposta do Partido Socialista.
O Grupo Municipal do PS lamenta a postura sectária, insensível e incompreensível do PSD que uma vez mais preferiu ignorar as reais preocupações e os verdadeiros desafios que se deparam a muitos empresários, empresas e trabalhadores do concelho de Ponta Delgada.
Na reunião realizada nas Capelas, os Deputados eleitos pelo PS para a Assembleia Municipal de Ponta Delgada também abordaram outras questões de preocupação política. Foram os casos, entre outros assuntos, das cheias e inundações do passado dia 21 de Agosto, onde foi exigido uma melhor articulação entre o governo e a Câmara Municipal para a limpeza das linhas de água no Concelho, o atraso de mais de um ano na conclusão das obras de reabilitação do Mercado da Graça e o agravamento do número de casos de mendicidade em diversas zonas da Cidade de Ponta Delgada.