Orçamento do Estado 2024 irá melhorar a qualidade de vida das pessoas

PS Açores - 26 de setembro, 2023

 

O deputado do PS/Açores à Assembleia da República, João Castro, considerou, esta segunda-feira, que o Orçamento do Estado para 2024 irá “melhorar a qualidade de vida das pessoas e a resiliência destas para enfrentar as dificuldades com que se deparam no dia a dia”.

Para o parlamentar socialista, que falava à margem de uma visita à Santa Casa da Misericórdia da Horta, as políticas sociais assumem, face aos tempos que atravessamos, um particular interesse e pertinência.

“Estamos num contexto de Quadros Comunitários de Apoio bastante avultados, em que fica claro que o desafio não está nos recursos disponíveis, mas sim na capacidade de execução”, frisou o deputado.

Salientando que nesse contexto, o objetivo é o de aumento do rendimento das famílias, João Castro relembrou o aumento do salário médio em cerca de 11% e do salário mínimo em cerca de 29%, reforçando a previsão “de que o mesmo atinja os 900 euros já em 2026”, um crescimento que representa “uma marca indelével daquilo que é o projeto de desenvolvimento do Partido Socialista”, para defender a necessidade de aumento dos rendimentos das pessoas e das famílias, “para fazer face a esta nova realidade”.

Mas, conforme acrescentou ainda o deputado socialista eleito pelos Açores, o Orçamento do Estado para 2024 integra, ainda, um conjunto de medidas dirigidas para os mais jovens, nomeadamente no que ao ingresso no mercado de trabalho diz respeito.

No que diz respeito aos estudantes do ensino superior público, as propinas pagas serão devolvidas por cada ano de trabalho em Portugal”, referiu o socialista, para acrescentar, ainda, medidas como “o IRS jovem bonificado e o cheque-livro, para os jovens que completem 18 anos”.

Já ao nível da habitação, e num momento particularmente desafiante para as famílias portuguesas, João Castro destacou o anúncio de importantes medidas de apoio nesta área, com “a estabilização de prestações, com descontos a dois anos de 30% na Euribor e o alargamento do crédito bonificado, de acordo com o valor indexante da Euribor”.

“Estas são medidas que se pretendem alargadas à Região, para que os jovens e as famílias da Região delas também possam beneficiar. E, portanto, com esta visita à Santa Casa da Misericórdia da Horta pretendemos avaliar a sua implementação, no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a resiliência que têm para enfrentar os novos tempos e as dificuldades com que se deparam no dia-a-dia”, defendeu o deputado socialista.