Lubélio Mendonça denunciou, esta segunda-feira, o “total estado de degradação” do pavilhão polidesportivo da ilha do Corvo, a única infraestrutura desportiva coberta daquela ilha, considerando que a situação “resulta da inação do Governo Regional do PSD/CDS/PPM”.
O deputado socialista, eleito pela ilha do Corvo, lamentou que “toda esta indecisão e desleixo do Governo Regional “esteja a prejudicar muito a prática desportiva na ilha do Corvo”, que se torna “praticamente impossível”, devido “à humidade e às infiltrações”.
“O edifício tem um aspeto abandonado e apresenta diversas infiltrações, existe imensa humidade no seu interior e no seu pavimento”, com “falta de manutenção e limpeza no interior”, o que impossibilita a prática desportiva em “higiene e segurança na ilha do Corvo”, salientou.
O campo previamente existente, a céu aberto, foi cedido ao Governo Regional anterior, para que este pudesse construir uma cobertura no entendimento de que, uma vez feito o investimento, este reverteria novamente para o município, o que não se veio a verificar, apesar da autarquia ter, mais tarde, construído o pavilhão desportivo. Entretanto, e até há 3 anos atrás, a gestão do espaço foi sempre da Câmara Municipal de Vila do Corvo, mas quando tomou posse, este Governo Regional do PSD/CDS/PPM decidiu, prontamente, retirar o polidesportivo do Corvo da alçada da autarquia.
“Esta decisão, meramente política, não trouxe nenhum benefício quanto à gestão e utilização do espaço. Muito pelo contrário, a autarquia vinha a fazer um excelente trabalho na gestão e manutenção do espaço, realizando os investimentos e as manutenções necessárias nas instalações desportivas e tinha, inclusivamente, previsto novos investimentos no edifício, garantindo assim o seu bom estado de utilização”, sublinhou o deputado do PS.
Lubélio Mendonça lamentou ainda que o Clube Desportivo Escolar da Ilha do Corvo, para além de não ter condições para a prática desportiva, esteja também a “ser alvo de sucessivas tentativas de o prejudicar”, uma autêntica “perseguição”.
“Este Governo Regional tem colocando entraves e dificuldades no apoio financeiro ao Clube Desportivo Escolar da Ilha do Corvo e fez mesmo com que este tivesse de devolver dinheiro de apoios recebidos à Direção Regional do Desporto, alegando que o clube tinha realizado 5 ou 6 treinos a menos durante o ano. Considerando as condições do pavilhão, isto só pode revelar má-fé e motivações única e exclusivamente politico-partidárias”, frisou o deputado do PS.
“Lamentamos que este Governo Regional, do PSD/CDS/PPM, tenha conseguido, em apenas três anos, praticamente reverter todo o desenvolvimento desportivo que a ilha vinha a ter. Lamentamos estas perseguições e o total abandono por parte deste Governo Regional das únicas instalações desportivas cobertas na ilha do Corvo, o que em muito prejudica os nossos atletas”, finalizou o deputado do PS eleito pela ilha do Corvo, Lubélio Mendonça.