O deputado do PS Açores eleito pelas Flores, José Eduardo, expressou esta segunda-feira a sua preocupação em relação à ausência de obras de remodelação no edifício da fisioterapia, no Centro de Saúde das Flores.
José Eduardo, em requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional, relembra que o Presidente do Governo Regional havia anunciado no ano passado, durante a visita estatutária à Ilha das Flores, que a Unidade de Saúde local seria ampliada e reforçada com recursos humanos, destacando que essas melhorias serviriam para acomodar o Serviço de Fisioterapia.
No entanto, refere, “é de conhecimento público que a Unidade de Fisioterapia permanece deslocalizada, acarretando custos adicionais para a Região e prejudicando a coordenação entre os diversos serviços da Unidade de Saúde da Ilha das Flores”.
O Deputado José Eduardo realçou ser “fundamental que o compromisso anunciado pelo Governo Regional seja cumprido o mais rapidamente possível. A população da Ilha das Flores merece um acesso eficiente aos cuidados de saúde."
Além disso, a conclusão das obras de reabilitação da piscina de hidroterapia e a finalização do projeto de ampliação da USI levantam questões quanto ao atraso no cumprimento do compromisso anunciado pelo Governo Regional.
“O Presidente do Governo havia garantido que estavam em curso concursos públicos para a contratação de médicos de medicina geral e familiar, bem como enfermeiros para a USI das Flores. No entanto, constatamos que a USI das Flores perdeu recentemente um dos seus médicos de família, deixando aproximadamente 900 Florentinos sem acesso a esse importante serviço de saúde”, disse.
José Eduardo reforçou ainda a importância da contratação de médicos para a USI das Flores, sublinhando que "não podemos permitir que a população fique desprovida de assistência médica. É imperativo que o Governo Regional agilize os concursos para garantir que todos tenham acesso a um médico de família."
“A operacionalidade eficiente das infraestruturas do Serviço Regional de Saúde assume um papel crucial na prestação de cuidados de saúde aos açorianos, especialmente nas ilhas sem hospital, a exemplo da Ilha das Flores”, concluiu.