Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal da Ribeira Grande defenderam a necessidade de se rever o Regulamento do Centro de Recolha de Animais do Concelho, por considerarem urgente implementar “mecanismos que permitam seguir os processos de adoção dos animais, evitando, assim, situações denunciadas de maus-tratos e de negócio paralelo”.
Segundo Lurdes Alfinete e Artur Pimentel, e sendo este um documento de 2017, “importa que seja revisto, no sentido de garantir uma maior atenção no processo de adoção de animais”.
“A adoção de um animal é um compromisso sério e de elevada responsabilidade, sendo, por isso, fundamental que seja acompanhada de perto pela Casa dos Animais, desde o seu início e até após a sua concretização”, defenderam os socialistas.
A este propósito, os Vereadores do PS apresentaram um conjunto de questões com vista a poder melhorar o Regulamento: “como se acompanha o processo após a sua concretização? Que perfil é definido para os potenciais novos donos? Como se avaliam as condições para se receber um animal?”.
Lurdes Alfinete e Artur Pimentel realçaram ainda, na ocasião, a necessidade de se limitar “o número de adoções por residência e/ou por agregado familiar, não só em observância da lei, mas como forma de evitar negócios de exportação de animais já chipados e vacinados a troco de dinheiro pago a supostos novos donos”.
Com o início deste procedimento para revisão do Regulamento, os Vereadores do PS na Câmara da Ribeira Grande acreditam ser possível “trazer a comunidade a mais uma participação em relação ao bem-estar animal e ao bem-estar geral”.