“Há muitas questões por explicar e muitas dúvidas por esclarecer num acontecimento muito grave que poderia comprometer o futuro da agropecuária e do comércio de carne da nossa Região por incompetência e displicência do Secretário Regional da Agricultura”, referiu hoje Patrícia Miranda, deputada do Partido Socialista Açores, depois das justificações públicas do Secretário da tutela.
Para Patrícia Miranda, “as afirmações do Secretário Regional da Agricultura sobre este tema são irresponsáveis e uma brincadeira de mau gosto quando afirma que devíamos estar orgulhosos sobre os procedimentos adotados!!!”
“Entraram animais contaminados na Região sem quarentena, é referido na comunicação social que “existiram pressões ao mais alto nível que obrigaram as autoridades veterinárias a autorizar a importação”, quem pressionou quem? Qual era o destinatário destes animais? Porque aconteceu isto sem que fossem adotados todos os procedimentos necessários?”, questiona a dirigente socialista.
“O comportamento do Secretário da Agricultura nesta e noutras matérias evidencia um padrão de falta à verdade permanente, de tentativa de reescrever a história culpando o passado para disfarçar a sua incapacidade de desenvolver uma política pública de apoio à agricultura açoriana verdadeiramente consequente e, neste caso, de total incompetência e, até, negligência, em nome de interesses que ficam por explicar e que levantam muitas duvidas”, referiu Patrícia Miranda.