Os deputados do Partido Socialista eleitos por Santa Maria reuniram com diversas entidades e instituições locais, no âmbito da análise ao Plano e Orçamento da Região para 2024 e destacaram questões como o transporte marítimo de mercadorias e passageiros, a falta de apoio ao associativismo e a urgência na implementação do Plano de Estabilização e Promoção de Competitividade (PEPAC), como desafios que precisam de ser ultrapassados, mas que não têm solução à vista.
Em relação ao transporte marítimo de mercadorias, João Vasco Costa e Joana Pombo Tavares enfatizaram que os desafios enfrentados por este são “alarmantes”: “A imprevisibilidade, os preços elevados e a irregularidade operacional causam constrangimentos severos aos setores económicos locais, resultando no aumento dos preços dos produtos. Isto não só prejudica os negócios, como impacta diretamente nas famílias marienses”, explicaram.
Além disso, a ausência de transporte marítimo de passageiros causa “sérios constrangimentos”, afetando a frequência e a capacidade de transporte, o que resulta em “impactos significativos” para diversas instituições locais, comprometendo a mobilidade e o desenvolvimento socioeconómico da Região.
Os deputados marienses sublinham ainda a falta de apoio ao associativismo agrícola em Santa Maria o que está a causar “graves constrangimentos”.
"As associações do setor agrícola enfrentam a necessidade de endividamento para cumprir com os seus projetos e investimentos, prejudicando o desenvolvimento sustentável do setor”, afirmaram.
“A subida das taxas de juro representa uma ameaça séria para os agricultores locais", alertaram João Vasco Costa e Joana Pombo Tavares. Os socialistas dos Açores consideram essencial criar um apoio financeiro para que possam fazer face a estes custos crescentes, relembrando a linha SAFIAGRI, uma medida de compensação de encargos bancários das explorações agrícolas Açorianas implementada por Governos Regionais do PS, destacando a eficácia de medidas semelhantes em períodos de dificuldade financeira para o setor agrícola.
João Vasco Costa e Joana Pombo Tavares destacaram também a urgência na implementação do Plano de Estabilização e Promoção de Competitividade (PEPAC), referindo que os atrasos na abertura dos avisos prejudicam “gravemente” os empresários marienses.
“Ouvimos relatos de empresários com elevados valores a receber por parte do Governo Regional, o qual é bem demonstrativo da falta de ação deste executivo do PSD/CDS/PPM que está pura e simplesmente a deixar Santa Maria à sua sorte", concluíram.