A dirigente socialista Sandra Costa Dias condenou, esta quarta-feira, a “insensibilidade e incompetência” do Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM que quando confrontado com a falta de pagamento a empresas de transporte escolar na ilha de São Miguel, insiste em “atirar responsabilidades entre as diferentes áreas governativas”.
“A denúncia, que é do conhecimento geral, é que se verificam pagamentos em atraso de três e quatro meses e que são referentes ao transporte de 120 alunos”, frisou a socialista, para defender a urgência na resolução de uma situação que está, mês após mês, "a colocar em causa a continuidade do serviço prestado por estas empresas”.
Para Sandra Costa Dias, não é aceitável que as empresas continuem a suportar, a expensas próprias, “os pagamentos devidos aos funcionários e Segurança Social”, sem que o Governo Regional “regularize a situação financeira junto das empresas”.
“Estes empresários, estas famílias, merecem que seja dada uma resposta o mais rapidamente possível”, apelou a socialista, para lamentar que face a esta situação inadmissível, “a Secretaria Regional da Educação atire as culpas à tutela com a responsabilidade das Finanças”.
“A Secretária da Educação, ao invés de se desresponsabilizar dizendo que da sua parte os processamentos já se encontram feitos, devia sim, procurar saber o que se passa em concreto com esta matéria, para que estas empresas não tenham de passar a quadra natalícia sem saber quando poderão receber o respetivo pagamento para fazer face às despesas com que estão confrontados”, afirmou.
Segundo acrescenta Sandra Costa Dias, membro do Secretariado do PS/Açores, é “ainda mais lamentável”, que a Secretária Sofia Ribeiro afirme ser uma questão de dias até regularizar a situação, quando na verdade, “esta situação arrasta-se já há alguns meses”.
“Não podem continuar a querer enganar os Açorianos, fazendo-os acreditar que uma situação que não ficou resolvida em três ou quatro meses, agora vai resolver-se em dias. Esta é mais uma prova da incompetência e da insensibilidade de um Governo que já nos habituou a não agir face às dificuldades com que as famílias e as empresas estão confrontadas. É um Governo alheado da realidade”, adiantou Sandra Costa Dias, membro do Secretariado Regional do PS/Açores.