O Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, manifestou este sábado a “profunda consternação e sentido pesar” pelo falecimento de Rui de Jesus Goulart, ex-autarca socialista da ilha do Faial.
“Era um homem afável, que mantinha e promovia o bom relacionamento com os outros. Rui de Jesus Goulart homem benevolente, muito organizado e meticuloso, usava o seu raciocínio matemático, área em que era professor, para tudo”, assinalou Vasco Cordeiro.
O Presidente do PS/Açores realçou, igualmente, a importância que Rui de Jesus Goulart teve no panorama político da ilha do Faial, frisando a importância do seu trabalho no Partido Socialista, onde “sempre se destacou pela sua persistência e pela capacidade para ver diferentes perspetivas e pontos de vista para a mesma situação”.
“Acima de tudo, Rui de Jesus Goulart foi um verdadeiro socialista, de alma e coração. Foi um verdadeiro defensor incansável daqueles que mais precisavam e foi com grande consternação e pesar que recebi a notícia desta grande perda para a ilha do Faial, para os Açores e para o Partido Socialista”.
Vasco Cordeiro endereçou, em nome do Partido Socialista dos Açores, as suas “sentidas condolências à sua família e amigos, em especial à sua esposa e filhos”, assegurando que “será recordado com saudade e profundo pesar”.
Rui de Jesus Goulart foi um destacado militante do PS, um homem de convicções fortes, que se distinguia-se pela sua proximidade, pelo trato fácil e pela sua visão em cada decisão que tomava.
Foi professor de matemática, tendo exercido a profissão na ilha do Pico e no Liceu da Horta. Foi também treinador de futebol no Grupo Desportivo Cedrense, na freguesia dos Cedros.
Rui de Jesus Goulart foi Secretário Coordenador do PS da ilha do Faial, tendo desempenhado um papel central na primeira vitória eleitoral do PS nas eleições autárquicas de 1989, com a conquista da Câmara Municipal da Horta.
Assumiu, de imediato, as funções de Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta e de vereador a tempo inteiro.
No ano 2000, assumiu a Presidência da autarquia, em substituição de Renato Leal e, no ano 2001 venceu as eleições autárquicas, tendo assumido a Presidência da Câmara Municipal da Horta até ao final de 2003, altura em que se viu forçado a abandonar o cargo, por motivos de saúde.
Rui de Jesus Goulart foi um dos principais impulsionadores do novo enquadramento de cooperação técnico-financeira (Delegação de Competências), tendo sido pioneiro do reforço do relacionamento e das transferências de verbas entre a CMH e as suas 13 Juntas de Freguesia, com benefícios claros para a população Faialense.
“Partiu um homem bom, um amigo, um Socialista e um grande defensor do poder local e da ilha do Faial, que se preocupou sempre com os seus concidadãos, mesmo nos momentos difíceis” concluiu Vasco Cordeiro.