A rede de cuidados e serviços sociais a pessoas idosas, instalada na ilha Terceira e nos Açores é resultado das políticas e governação do Partido Socialista.
Este é um trabalho de sucesso do qual muito nos orgulhamos.
Nos governos liderados pelo Partido Socialista foi central o problema do envelhecimento da população e o crescimento das necessidades das pessoas mais idosas. As fortes mudanças sociais e o aumento da esperança de vida lançaram grandes desafios para garantir a todos, e em igualdade, saúde, autonomia, bem-estar, cuidados assistenciais especializados e de qualidade.
Foi com determinação que se assegurou a diversificação de respostas e se fizeram grandes investimentos, na construção e requalificação de novas estruturas, na criação de novas valências sociais, aquisição de equipamentos e ajudas técnicas, na qualidade das instalações e dos serviços prestados.
O PS soube definir, para o setor social, objetivos claros e exigentes e soube concretizá-los. Garantiu inovação e modernização, apostou na qualificação e formação dos trabalhadores, na criação de equipas multidisciplinares, na prestação continuada de serviços e aumento da capacidade de resposta, na criação, reforço e alargamento das parcerias com instituições de solidariedade social, misericórdias, com associações e outras entidades locais.
Foram os governos do Partido Socialista que implementaram a rede existente de Apoio Domiciliário (com aumento de capacidade e cobertura em todas as freguesias), Centros de Convívio, Centros de Dia, Lares (ERPI), Centros de Noite, Cuidados Continuados;
Foram criados Centros de Dia, no Porto Judeu, São Sebastião, Santa Bárbara, Cinco Ribeiras, Altares, Raminho e São Brás; Lares de Idosos, de pequena dimensão e proximidade local, no Raminho, Cinco Ribeiras, Altares, São Brás e São Sebastião. Cresceram em capacidade, qualidade e diversificação de serviços, os Lares D. Pedro V, Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e Mónicas.
Foi na governação socialista que se criou e instalou na ilha e nos Açores a Rede de Cuidados Continuados, o Estatuto de Cuidador Informal, e se atribuiu o Compamid.
A rede de cuidados a idosos gerou emprego e fez crescer exponencialmente o mercado de oferta e procura de trabalho no setor social e dos serviços. Este tornou-se numa área económica de relevo com impacto na dinâmica económica local e de ilha.
O compromisso do PS, é prosseguir as políticas sociais para idosos, atentos ao seu bem-estar e aos desafios presentes e futuros, pelo que se propõe, entre outras medidas:
Requalificar e alargar a rede de equipamentos e respostas sociais;
Promover o envelhecimento ativo, a inclusão, a promoção de autonomia e cuidados especializados;
Apoiar a permanência na habitação com reforço do Estatuto de Cuidador Informal;
Reforçar e atualizar o Complemento Regional de Pensão.
É nosso o dever e a missão, estamos prontos!