Durante os três anos de governação do PSD, CDS, e PPM houve uma degradação do funcionamento dos Núcleos de Saúde Familiar e ao contrário da falsa propaganda feita por este governo, estão, neste momento, mais de 8000 Terceirenses sem médico de família.
A publicidade em relação às contratações de médicos, não corresponde à realidade porque omitem deliberadamente quantos médicos são efetivamente contratados, quantos médicos abandonam a ilha, quantos se reformam, e quantos são médicos a frequentar o internato de formação, que só podem exercer medicina tutelada.
Os Terceirenses conhecem os anúncios, mas os Terceirenses também sabem que os sucessivos anúncios não correspondem, em nada, à realidade que sentem no seu dia a dia, a triste realidade que a propaganda do Governo tenta fazer esquecer é que uma parte significativa dos Terceirenses está sem uma resposta eficaz em termos de cuidados primários de saúde e sem médico de família.
Durante estes três anos, multiplicaram-se as queixas dos Núcleos de Saúde Familiar da nossa ilha, por não terem recebido do Governo Regional as verbas previstas para o funcionamento das suas instalações, pondo em causa o seu funcionamento e levando, inclusive, ao seu possível encerramento, se não fosse um protocolo realizado entre a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e os Núcleos de Saúde Familiar, que mais uma vez substituiu as funções do Governo Regional, e assegurou as despesas de funcionamento dos núcleos; e pela falta de assistência médica, pela redução das consultas médicas nos Núcleos de Saúde Familiar, tendo inclusive algumas freguesias ficado sem médico de família.
Por exemplo, a Vila do Porto Judeu tem muito menos consultas de Medicina Geral e Familiar em relação ao que tinha. Cada vez mais os habitantes do Porto Judeu queixam-se da falta de assistência médica nos cuidados de saúde primários, tendo menos acesso ao médico de família na freguesia. Este Núcleo de Saúde Familiar que foi criado pelo Governo do PS, está a ter cada vez menos capacidade de resposta. Reduzindo assim a proximidade e o acesso à saúde que a população da freguesia tem direito.
Os habitantes do Posto Santo deixaram de ter médico de família na freguesia, até hoje e apesar das promessas a situação não tem melhorado.
Na freguesia da Terra Chã apesar do anterior Governo do PS ter deixado as instalações prontas e devidamente equipadas, há mais de três anos, no Centro Comunitário da Terra Chã a população continua sem Núcleo de Saúde Familiar a funcionar, apesar dos vários apelos da Direção do Centro Comunitário à Secretaria Regional da Saúde, à Vice-presidência do Governo Regional e até ao Presidente do Governo Regional.
Não se percebe como esta situação não é desbloqueada visto que o Centro Comunitário está preparado e equipado para este efeito, mas o povo da Terra Chã continua abandonado, sem qualquer resposta do Governo do CDS/PSD/PPM.
O projeto do Partido Socialista na Ilha Terceira, pretende alargar significativamente a implementação dos Núcleos de Saúde Familiar nas freguesias, dotando-os dos recursos humanos e materiais necessários, permitindo que os utentes possam ter um acompanhamento de proximidade na sua própria freguesia, evitando grandes deslocações para os centros urbanos, não contribuindo assim para o congestionamento das Unidades de Saúde e facilitando o acesso aos cuidados primários de saúde a todos os Terceirenses; requalificar as instalações da Unidade de Saúde de Ilha em Angra e Praia; melhorar o acesso aos serviços prestados pela Unidade de Saúde de Ilha e que todos os Terceirenses terão à sua disposição um médico de família.