Tiago Branco lamentou hoje as mais recentes notícias que, a serem verdade, dão conta de uma proposta da empresa ANA/VINCI à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) visando a redução das dimensões da pista do aeroporto da Horta, com vista à construção das suas áreas de segurança.
“É um total desrespeito e até uma ofensa aos faialenses”, disse. O dirigente do Partido Socialista do Faial manifestou o seu desagrado com o noticiado, lembrando o trabalho que está a ser realizado pelo Governo da República em conjunto com o Governo Regional e a Câmara Municipal da Horta na elaboração do projeto. “Inclusive o Governo da República já transferiu 1.2 milhões de euros para o Município da Horta para a realização do projeto e até já foram apresentadas propostas para a sua elaboração”, sublinhou.
Tiago Branco diz que junta a sua indignação à indignação dos faialenses e referiu ainda que, a confirmar-se, esta atitude da ANA/VINCI é também desrespeitosa para com o Grupo de Trabalho para o Estudo e Avaliação da Melhoria da Pista do Aeroporto da Horta, grupo criado pelo Governo da República em 2021, “o qual integra um representante da empresa VINCI e cujo relatório foi aprovado por unanimidade”.
A este respeito, o candidato do PS à República referiu que este relatório preconiza o aumento das dimensões da pista do aeroporto “e não a sua redução”.
Tiago Branco deixou, por fim, a garantia que o Partido Socialista estará ao lado dos faialenses na recusa desta intenção da ANA/VINCI.